Apple recebe "caminhão de processos" de consumidores dos Estados Unidos
Ações judiciais acontecem após empresa de tecnologia ser processada pelo governo por exercício de monopólio no país
Cido Coelho
Após o Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos processar a Apple sob acusação de exercer monopólio em vários mercados nos quais atua, agora a empresa de tecnologia vai encarar a fúria dos consumidores.
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Segundo a agência de notícias Reuters, há pelo menos três grandes ações coletivas ajuizadas no tribunal federal da Califórnia, além de processos em Nova Iorque e em outros estados norte-americanos.
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Os consumidores usam os mesmos argumentos do DoJ, que a Apple tem uma postura anticompetitiva e impede os usuários de usar o Apple Watch com o sistema operacional Android.
Além disso, há queixas sobre o ecossistema fechado, que restringe o uso de outros serviços, como, por exemplo, as carteiras digitais, ou uso de aplicativos de comunicação semelhantes ao iMessage.
Outras ações acusam a empresa da maça de inflacionar os preços dos seus produtos para lucrar mais, mantendo os consumidores a ficar em uma estrutura fechada, que permite apenas o uso dos dispositivos e aplicativos compativeis com o ecossistema Apple.
Assim, não permitindo alternativas para quem ja tem os produtos da marca.
Logo, os consumidores que se sentiram lesados poderão processar a empresa para procurar uma reparação financeira.
E neste caso, a 'montanha' de processos dos consumidores pode ser mais eficiente que a ação do governo realizada pelo DoJ sobre a postura anticoncorrência.
A Apple ainda não comenta o assunto.