Publicidade
Tecnologia

Amor sem cilada: Tinder lança ferramenta que ajuda a evitar “golpe do amor”

Função “compartilhar meu date” permite dividir com amigos e familiares informações sobre onde e com quem será o encontro amoroso; saiba como usar

Imagem da noticia Amor sem cilada: Tinder lança ferramenta que ajuda a evitar “golpe do amor”
Usuários do Tinder poderão escapar de ciladas com nova função ao avisar familiares sobre encontros | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

O Tinder anunciou uma ferramenta que promete aumentar a segurança dos usuários durante encontros online, para não cair em crimes como o “golpe do amor”, em que as pessoas são enganadas por criminosos em plataformas de romance virtual.

A função 'Compartilhar meu Date' está sendo disponibilizada gradativamente para usuários em diversos países, incluindo: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Cingapura, Índia, Irlanda, Alemanha, França, Espanha, Japão, Suíça, México, Holanda, Itália, Coreia, Vietnã, Tailândia e Brasil. Através dessa ferramenta, os usuários podem compartilhar com familiares e amigos o local e a pessoa com quem pretendem se encontrar.

Como funciona?

O aplicativo gera um aviso com as informações do local, data, horário e foto da outra pessoa, que podem ser compartilhadas por um link.

O Tinder garante que a funcionalidade contribui para uma experiência mais segura na plataforma.

Isso é confirmado por uma pesquisa da própria empresa, a qual indica que mais da metade dos solteiros (51%) com menos de 30 anos nos Estados Unidos compartilham detalhes de seus encontros com amigos.

Como usar?

O usuário do Tinder pode avisar amigos e familiares informações sobre o encontro que vai fazer | Divulgação/Tinder
O usuário do Tinder pode avisar amigos e familiares informações sobre o encontro que vai fazer | Divulgação/Tinder

Na página da conversa com quem você marcou o encontro, vá até os três pontinhos no topo da tela e veja se a opção “Compartilhar meu date” está disponível.

  • Escolha a opção e preencha os campos “quem”, “quando”, “hora” e “onde”;
  • No mesmo formulário é possível selecionar a caixa onde diz “incluir link para perfil do Tinder”, ou seja, quem receber as informações terá acesso ao perfil da outra pessoa;
  • No campo “observações”, coloque mais informações, sobre o que vai fazer depois do encontro, qual é o roteiro planejado;
  • Após preencher as informações, escolha com quem você quer compartilhar este formulário e envie;
  • A pessoa para quem você enviou os dados vai receber um aviso com as informações do seu encontro;
  • Os usuários podem marcar quantos encontros quiser com até 30 dias de antecedência.

As informações podem ser atualizadas quando quiser. De repente, os planos mudaram em cima da hora, o usuário pode ir ao formulário, fazer a modificação e um novo link é gerado para o contato a quem você confiou as informações.

Por que isso é importante?

No Brasil, têm se tornado frequentes os casos de sequestros relâmpagos nos quais criminosos utilizam aplicativos de relacionamento para enganar as vítimas. Eles criam perfis falsos, conversam com a vítima por dias, ganhando sua confiança.

Neste momento, o falso encontro é marcado. Vulnerável, a vítima é abordada e levada para um cativeiro, onde o grupo criminoso age com violência física e psicológica para que a vítima faça saques e transferências pix até esgotar os recursos da conta do sequestrado.

Em outros casos, os grupos de criminosos usam o aplicativo de relacionamento para a prática de estelionato. Envolvem a vítima em uma situação psicológica e ela acaba cedendo aos pedidos de pagamento do suposto amor.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade