Publicidade
Tecnologia

Com inteligência artificial, Bill Gates defende semana de 3 dias de trabalho

Em podcast, fundador da Microsoft observa que além de 'ser ok', as máquinas vão permitir que os humanos 'não trabalhem tanto'

Imagem da noticia Com inteligência artificial, Bill Gates defende semana de 3 dias de trabalho
bill gates em meio a robos
• Atualizado em
Publicidade

O fundador da Microsoft, Bill Gates, deu seus pitacos sobre o futuro da humanidade devido à presença e ao avanço da inteligência artificial (IA). Em entrevista ao podcast "What Now?", publicado em 21 de novembro, o criador do Windows declarou a possibilidade de que a semana de trabalho possa ser de até 3 dias.

+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma das alegações de Gates é que a IA pode permitir que os humanos "não trabalhem tanto", pois as máquinas do futuro podem preparar alimentos e fazer outras tarefas e, por isso, não haverá mais a necessidade de que as pessoas trabalhem de segunda a sexta-feira para ter salário.

"Se você eventualmente tiver uma sociedade em que você trabalha três dias por semana, isso provavelmente está ok", disse o bilionário.

IA e robótica serão tão importantes quanto os PCs

IA e robótica devem ter impacto semelhante como a chegada dos PCs | Imagem gerada por IA

Em seu blog, Gates fez uma reflexão sobre a IA e a robôtica. Ele acredita que o desenvolvimento da robótica e a inteligência artificial não serão tão impactantes quanto a formação da Revolução Industrial, mas será tão importante quanto a chegada dos computadores pessoais (PC)

"Não creio que o impacto da IA ??seja tão dramático como o da Revolução Industrial, mas certamente será tão grande como a introdução do PC.  Os aplicativos de processamento de texto não eliminaram o trabalho de escritório, mas o mudaram para sempre", analisa Gates.

Gates ainda espera que a mudança pela IA será uma transição acidentada, e que os governos e empresas devem gerir bem essa mudança para que os trabalhadores não sejam 'deixados para trás', evitando o desemprego.

"Mas é verdade que alguns trabalhadores precisarão de apoio e reciclagem à medida que fazemos esta transição para um local de trabalho suportado pela IA. Esse é um papel que cabe aos governos e às empresas, e terão de gerir bem, para que os trabalhadores não sejam deixados para trás -- para evitar problemas na vida das pessoas, como o que aconteceu durante o queda das vagas de trabalho na indústria manufaturada nos Estados Unidos", observou.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade