Publicidade
Tecnologia

Nokia vai demitir 14 mil funcionários

Queda nas vendas de equipamentos 5G nos EUA afetou o desempenho da empresa

Imagem da noticia Nokia vai demitir 14 mil funcionários
demissoes na nokia
• Atualizado em
Publicidade

A empresa finlandesa de telecomunicações Nokia anunciou nesta 5ª feira (19.out) o corte de 14 mil empregos para redução de custos. O motivo para esta medida extrema é a queda significativa nas vendas de equipamentos 5G, no terceiro trimestre nos Estados Unidos, que é considerado um dos mercados mais lucrativos para a companhia.

A Nokia quer economizar entre 800 milhões a 1,2 bilhões de euros até 2026. O corte de 16% da força de trabalho total, a sua base de funcionários muda de 86 mil, para algo entre 72 e 77 mil trabalhadores. 

"A situação do mercado é realmente desafiadora, sendo testemunhada pelo fato de que em nosso mercado mais importante, que é o mercado norte-americano, nossas vendas líquidas caíram 40% no terceiro trimestre", disse Pekka Lundmark, presidente-executivo da Nokia, à agência de notícias Reuters.

Apesar do cenário, o executivo da empresa finlandesa disse que "continua a acreditar' no mercado de médio a longo prazo, e que as perspectivas para este ano não foram reduzidas.

Outro possível responsável é o crescimento lento na adoção da tecnologia 5G pelas empresas e indústrias. A tecnologia é considerada uma grande promessa para uma era de automação e dos carros inteligentes.

Cortes na Ericsson

A fabricante de equipamentos de telecomunicações suéca Ericsson anunciou em fevereiro a demissão de cerca de 1.400 funcionários. O principal motivo é o corte de custos na operação da empresa, além da baixa demanda percebida nos últimos tempos. A empresa sueca alegou que vai cortar US$ 880 milhões até o final de 2023.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade