eVTOL: CEO da Embraer X explica conceito do carro voador
Subsidiária da Embraer quer certificar produto até 2026
O SBT News conversou Daniel Moczydlower, presidente e CEO da Embraer X, durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
A subsidiária da Embraer está construindo um carro voador que deve ser certificado até 2026. A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL, promete revolucionar a mobilidade urbana, como explicou Moczydlower.
"Quando você pensa no problema da mobilidade urbana, e da mobilidade urbana sustentável, a gente viu que tinha uma demanda gigantesca. A Embraer X nasceu para explorar e aplicar conhecimentos que a Embraer já domina nos seus mercados atuais, de aviação e área de defesa, e explorar quais outros negócios e outros valores podemos trazer para a sociedade. E uma das primeiras ideias foi justamente a mobilidade aérea urbana, imaginar um veículo 100% elétrico, que pode decolar como um helicóptero e depois voar na horizontal como um avião.", disse.
"Vai ser completamente disruptivo e vai permitir que a gente atinja um patamar de segurança, de eficiência do ponto de vista de custo, acessibilidade e baixo nível de ruído, que viabiliza algo que algum tempo atrás era impensável: você pegar uma corrida num veículo aéreo pagando o mesmo preço que gastaria no táxi terrestre, economizando horas de engarrafamento", conclui.
Com um estúdio no evento considerado o mais importante evento de inovação da América Latina, o SBT News entrevistou palestrantes, formadores de opinião, especialistas e participantes do encontro. Todas as conversas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.