Efeitos das mudanças climáticas criam uma nova demanda por produtos verdes, diz Bernardo Gradin
Presidente da GranBio, empresa de biotecnologia industrial, conversou com o SBT News durante o Congresso Internacional de Inovação da Indústria, em São Paulo
SBT News
Bernardo Gradin, presidente da GranBio, conversou com o SBT News durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
No bate-papo, Gradin defendeu que os efeitos das mudanças climáticas já não podem ser ignorados e por isso governos estão financiando e promovendo cada vez mais políticas públicas para uma transformação verde e descarbonização da economia.
"O ambiente do mundo mudou, demandando que novas ideias, inovações, tecnologias novas, e, sobretudo, um compromisso privado que atenda medidas de política pública, assegurem que o que estamos vendo de mudança climática, de exigência na transição energética, e de toda a composição do lixo humano, seja revista para que consigamos crescer sustentavelmente", afirma.
"Cria-se uma nova demanda por produtos verdes como nunca se viu, e essa demanda virá mais forte quando a indústria puder responder e quem polui hoje não tiver mais carona livre. Porque hoje quem produz e contamina o ar e polui e causa a mudança climática continua livre de ser punido, não tem imposto para poluir", continua e conclui:
"Quando o produto verde chegar ao mercado, e não tiver desabastecimento, porque ele vai substituir o produto fóssil, vai-se vir uma multa por poluir. Então o grande ponto é como isso se transforma socialmente: emprego novo, como as pessoas se capacitam para essa nova indústria que vem"
Com um estúdio no evento considerado o mais importante de inovação da América Latina, o SBT News entrevista palestrantes, formadores de opinião, especialistas e participantes do encontro. Todas as conversas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.