Congresso Internacional de Inovação da Indústria debate sustentabilidade, tecnologia e ecoinovação
Realizado pelo CNI e pelo Sebrae, evento terá líderes empresariais, representantes de governos e acadêmicos para discutir o futuro
Cido Coelho
Nos dias 27 e 28 de setembro ocorre em São Paulo o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O encontro é considerado o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina. O SBT News está na cobertura jornalística do evento, com entrevistas de autoridades e de especialistas da tecnologia e inovação. O conteúdo estará disponível no site e no canal do SBT News no YouTube.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
Sob o tema econinovação, que discute mudanças nos modelos de negócios das empresas, para construção de modelos de sustentabilidade e competitividade na indústria brasileira e mundial.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ecoinovação pode ser definida como a inovação resultante na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não.
Frequentemente, os termos "inovação verde" e "inovação ambiental" também são adotados nesse mesmo sentido.
O congresso ano terá 42 palestrantes brasileiros e 18 internacionais nos dois dias de programação. Será a primeira vez que o evento conta com a presença de especialistas de todo o mundo que vão discutir inovação.
O evento reunirá autoridades, empresários, representantes do governo, da academia, especialistas, pensadores nacionais e internacionais. Eles vão discutir iniciativas, soluções para estimular a inovação da indústria e políticas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento no país.
"O Congresso de Inovação é um palco importante para debates, apresentações de tendências no Brasil e no mundo e para mobilizar indústrias e o poder público a serem mais inovadores e atentos às modernas exigências tecnológicas e de sustentabilidade, que são essenciais para a superação dos desafios impostos pelas mudanças climáticas", diz Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O evento estará em uma área de 12.500m² onde haverá exposição de tecnologias da CNI, do Sebrae, do Sesi, do Senai. Também serão exibidos um simulador de avião da Embraer, carros elétricos das montadoras GM e da Ford, tecnologias sustentáveis da Natura, além de outras inovações que serão apresentadas nos dois dias do evento.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o congresso é uma oportunidade para discutir o futuro sustentável da indústria no Brasil atrelados aos eixos da descarbonização, energias renováveis, economia circular e bioeconomia.
"É essencial que a indústria brasileira esteja atenta a tais questões, pois a busca por soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis é um caminho promissor para a competitividade e o desenvolvimento sustentável. O Sebrae, por sua vez, está comprometido em fomentar a inovação e a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores da indústria, e o Congresso é uma oportunidade valiosa para compartilharmos conhecimentos, experiências e promovermos parcerias que impulsionem a ecoinovação no Brasil", explica.
Edição 2022 foi hibrida e contou com aumento expressivo de inscritos online
A edição de 2022 ocorreu em formato hibrido e contou com 1.659 participantes presenciais, com mais de 21 mil inscritos na plataforma virtual.
Com o Prêmio Nacional de Inovação edição 2021/2022, 18 organizações pequenas, médias e grandes empresas foram agraciadas.