Sonho de se tornar influenciador pode gerar ansiedade e adoecimento mental
Psicanalista alerta que é preciso buscar ajuda de um profissional
SBT News
O sonho de se tornar um influenciador digital e ganhar dinheiro com o sucesso nas redes sociais tem sido cada vez mais comum entre os jovens. Mas, segundo psicanalistas, a busca constante por fama e seguidores também pode levar ao aumento da ansiedade e ao adoecimento mental.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A carreira chama atenção porque de um clique a outro, o candidato a influencer pode se tornar famoso e ter um bom retorno financeiro. Esse é o desejo: viralizar nas redes sociais. Mas especialistas alertam que isso não é a realidade para todos os tentantes e que a busca por um bom engajamento se torna infinita.
Segundo o psicanalista André Alves, isso pode gerar muita frustração. "A gente fica com esse sentido fechado, porque eu sou incompetente, porque meu conteúdo é ruim, ninguém gosta de mim. É muito rápido que a gente se desloca para esses lugares. O que a gente tem que fazer, é saber como a gente sai disso. E a gente não consegue sair sozinho, muitas vezes a gente precisa de ajuda."
A comentarista de games, Suellen Lima, começou a ganhar seguidores na internet e logo virou uma gamer influencer. Hoje, com mais de 60 mil seguidores no Instagram e 300 mil no Tik Tok, ela conta que não foi fácil viralizar nas redes sociais e chegou a ter problemas de saúde. "Tive muitas crises de ansiedade, já cheguei até ir em hospital pra tomar remédio na veia, por conta de crises de ansiedade em questao de produção de conteudo.''
Com mais de 6 milhões de seguidores, Luiz Henrique fala da importância de buscar apoio psicológico para lidar com a atividade. "A gente tem que aprender a lidar com crise de ansiedade, com vídeo que deu ruim e criamos expectativa, então a gente precisa fazer preparo psicológico quando entra para a internet. Eu tenho terapia toda a semana e eu recomendo para todo mundo."