Publicidade
Tecnologia

Twitter vai pedir ajuda para usuários apontarem imagens ou informações falsas

Notas da Comunidade terá canal de denúncia para acusar imagens falsas geradas por inteligência artificial

Imagem da noticia Twitter vai pedir ajuda para usuários apontarem imagens ou informações falsas
Serviço era conhecido anteriormente por Birdwatch, agora chama-se Notas da Comunidade | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

Preocupada com o avanço das informações falsas e com as imagens geradas por inteligência artificial, o Twitter anuncia a expansão das Notas da Comunidade. Conhecido antes por Birdwatch, o serviço foi lançado em 2021, como uma forma de combate a desinformação. O Notas da Comunidade permite aos usuários do Twitter que façam alertas sobre posts que contenham informações falsas.

+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O serviço era disponível até dezembro de 2022 nos Estados Unidos, depois, os usuários e moderadores puderam acompanhar as publicações no mundo todo, enquanto usuários de outros países começaram a ter acesso ao recurso.

Publicações suspeitas agora serão etiquetadas com alertas e comentários | Reprodução/Twitter

O alerta aparecerá abaixo do tweet, com os comentários realizados pelos moderadores. Quando o usuário adicionar um comentário, ele poderá escolher as informações adicionais, que vão ficar anexadas à publicação.

O usuário que for acessar essa publicação marcada, os comentários vão seguir aparecendo para mostrar a autenticidade daquela imagem ou texto.

Um dos motivos para esta ação seria a crescente preocupação da plataforma com a publicação de imagens e informações falsas produzidas por inteligência artificial.

Diversos veículos de mídia nos EUA repercutiram uma imagem de explosão no Pentágono gerada por inteligência artificial | Reprodução

Em maio, uma imagem falsa de uma explosão no Pentágono viralizou na internet e provocou pânico nos mercados, gerando uma queda por 10 minutos e o Pentágono teve que comentar oficialmente que não aconteceu a explosão.

O serviço está disponível no Brasil desde março de 2023 e cadastra interessados em participar do Notas da Comunidade ao clicar no link disponibilizado pelo Twitter.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade