Após supensão nas vendas de pacotes de viagem, Hurb demite 400 funcionários
Companhia tem sido alvo de reclamações de consumidores que não tiveram suas reservas cumpridas pela empresa
Cido Coelho
O Hurb, conhecida antes por Hotel Urbano, promoveu a demissão de 40% do seu quadro de funcionários. Segundo informações de fontes especializadas, 400 colaboradores foram desligados.
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Os cortes aconteceram após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) suspender temporariamente a venda de novos pacotes de viagem com datas flexíveis pela empresa.
Alem disso, a Hurb tem sido alvo de inúmeras reclamações de consumidores que compraram os pacotes, mas não tiveram as reservas cumpridas pela empresa.
"Em respeito às pessoas, a empresa não fornecerá detalhes sobre essas movimentações e reitera que está prestando todo o apoio para os profissionais afetados, sempre respeitando a legislação trabalhista", disse a Hurb em nota oficial.
A empresa lamenta os cortes e disse que medida faz parte da readequação de seu quadro de funcionários e que outras ações serão realizadas para reduzir as despesas.
"[Decisões difíceis] são necessárias para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os seus colaboradores, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. O Hurb reconhece e agradece o esforço e o comprometimento dos profissionais que deixam a empresa e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais", completa a nota.
Segundo o site Startup, 80% do faturamento da empresa sai da oferta de pacotes flexíveis.
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Aumento de queixas e problemas
Durante a pandemia, a empresa comercializou R$ 3 bilhões em pacotes flexíveis, sem lastro de reserva, e desde o ano passado, a Hurb tem enfrentado dificuldades para cumprir as entregas já pagas pelos clientes.
Clientes que compraram pacotes de viagem em agosto de 2022, com datas flexíveis em 2020, não conseguiram viajar nos prazos previstos.
Em abril deste ano, muitos hotéis pelo país passaram a recusar hóspedes que compraram os pacotes pela Hurb sob alegação de que a empresa não tinha cumprido o pagamento das reservas.
O Procon chegou a relatar alta de 75% nas queixas mensais. A empresa alegou que os transtornos fazem parte do processo e culpou as condições da economia pelos problemas.
No site ReclameAqui, a empresa recebeu nota "ruim", com mais de 35 mil reclamações, principalmente sobre os problemas com os pacotes de viagens vendidos aos turistas.
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