Google vai trocar senhas por biometria em seus acessos
Com uso de identificação biométrica, a "chave de acesso" vai substituir letras e números
Cido Coelho
A gigante da tecnologia Google anunciou que em breve todos os serviços relacionados a empresa, como Gmail, Drive, YouTube e outros da Alphabet terão um novo sistema de senhas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
O anúncio foi na 4ª feira (04.mai), no Dia Mundial da Senha, criado pelas empresas de tecnologia para discutir autenticação, segurança e privacidade na internet.
Segundo o anúncio, os usuários poderão acessar suas contas através de uma tecnologia de 'chave de acesso', que será liberada por meio da identificação biométrica.
A empresa garante que a nova tecnologia vai deixar os logins em qualquer dispositivo "mais fáceis de usar e mais segudos que as senhas".
Fase de transição
A Google afirma que a neste momento o sistema de login com senha e verificação de dois fatores segue em uso para todos os usuários dos serviços da empresa.
A nova tecnologia de acesso, a passkey, é considerada pela Fido, organização formadas por várias big techs, que discutem o desenvolvimento de acessos as tecnologias de forma segura sem senha para os usuários.
Como vai funcionar?
O usuário faz um cadastro de chaves de acesso para cada uma de suas contas. No momento em que for fazer o login, será possível escolher a chave de acesso, na qual será acessada, sem a necessidade de senha, por meio da biometria, ou seja, pela digital.
A Google vinha fazendo testes do novo formato no sistema operacional do iPhone, iOS 16. Como foi bem-sucedido, a empresa decidiu por expandir o sistema de acesso para todas as contas de serviços da big tech.
"Começamos a implementar o suporte para chaves de acesso nas Contas do Google em todas as principais plataformas. Isso significa que os usuários agora podem aproveitar as chaves de acesso nos serviços do Google para uma experiência de login sem senha", explicou a empresa em nota.