Tribunal da Rússia multa Wikipédia em US$ 24 mil por texto sobre guerra
Corte alegou que plataforma divulgou informações militares classificadas
Camila Stucaluc
O tribunal de Moscou multou a Wikimedia Foundation, proprietária da Wikipédia, em 2 milhões de rublos - US$ 24, 5 mil - por se recusar a remover um texto sobre o 40º regimento das forças armadas. A Corte alegou que o texto contém informações militares classificadas, como localização e equipamentos, incluindo dados sobre a guerra na Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Para considerar a Wikimedia Foundation culpada foi usado o artigo 13.41 do Código Administrativo da Federação Russa, que diz respeito à falha do proprietário de um site em excluir informações ou uma página da web no caso de a obrigação de excluir tais informações", disse um representante do tribunal à agência estatal Tass.
+ Rússia lança ataque em massa contra Ucrânia e deixa mais de 10 mortos
Esta é a sétima multa aplicada à Wikimedia apenas em 2023 por não remover informações "proibidas" sobre a guerra. A última multa, no valor de 5 milhões de rublos, foi aplicada em abril, após a plataforma se recusar a excluir artigos sobre os crimes de guerra cometidos na cidade de Bucha e sobre os ataques ao hospital e ao teatro de Mariupol.