Meta anuncia terceira onda de demissões
Segundo o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, a ação deve acontecer em maio. Número não foi divulgado
Cido Coelho
O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg anunciou na 4ª feira (26.abr) que a empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram vai sofrer uma nova onda de demissões.
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Segundo Zuckerberg, a ação deve acontecer durante o mês de maio, no entanto, a quantidade de demitidos não foi informada.
"O ambiente de trabalho ficará mais estável para os funcionários", diz Zuckerberg após a série de cortes que a Meta fez. Ele explica que a série será nas empresas ligadas a Meta.
"Até agora, passamos por duas das três ondas de reestruturação e demissões que havíamos planejado para este ano - em nossos grupos técnicos e de recrutamento. Em maio vamos realizar nossa terceira onda em nossos grupos empresariais. Este tem sido um processo difícil", disse o executivo.
Em março, a Meta, anunciou o corte de mais 10 mil funcionários, além de não preencher outras 5 mil vagas de trabalho abertas. Estes cortes e o congelamento se juntam as 11 mil demissões que afetaram a empresa de tecnologia em novembro do ano passado. Com esse anúncio, a empresa entra na terceira fase de demissões.
Leia a íntegra da carta:
Acabei de compartilhar os resultados trimestrais da Meta. Existem agora mais de 3 bilhões de pessoas usando pelo menos um de nossos aplicativos todos os dias! Estou animado para trazer novas experiências de IA para todos vocês em breve, bem como lançar o fone de ouvido Quest de próxima geração ainda este ano. Aqui está a transcrição do que eu disse em nossa teleconferência de resultados:
Este foi um bom trimestre e estamos vendo um impulso crescente em nossos produtos e negócios. Nossa comunidade alcançou a marca de que agora mais de 3 bilhões de pessoas usam pelo menos um de nossos aplicativos todos os dias. O Facebook também atingiu a marca de 200 milhões de ativos diários nos Estados Unidos e no Canadá, após o último trimestre atingir 2 bilhões de ativos diários em todo o mundo.
Agora, daqui a pouco falarei mais sobre os resultados em nosso negócio e as oportunidades que me entusiasmam, mas primeiro quero compartilhar uma atualização sobre nosso trabalho de eficiência.
Os objetivos do nosso trabalho de eficiência são nos tornar uma empresa de tecnologia mais forte que constrói produtos melhores com mais rapidez e melhorar nosso desempenho financeiro para nos dar espaço em um ambiente difícil para executar nossa ambiciosa visão de longo prazo.
Quando começamos este trabalho no ano passado, nosso negócio não estava indo tão bem quanto eu queria. Mas agora estamos cada vez mais fazendo esse trabalho a partir de uma posição de força. Mesmo com a melhora de nossa situação financeira, continuo acreditando que desacelerar as contratações, nivelar nossa estrutura administrativa, aumentar o percentual técnico de nossa empresa e priorizar projetos com mais rigor melhorará a velocidade e a qualidade de nosso trabalho. Também acredito que uma posição financeira mais forte nos permitirá enfrentar um ambiente volátil, mantendo o foco em nossas prioridades de longo prazo.
Até agora, passamos por duas das três ondas de reestruturação e demissões que havíamos planejado para este ano - em nossos grupos técnicos e de recrutamento. Em maio vamos realizar nossa terceira onda em nossos grupos empresariais. Este tem sido um processo difícil. Mas depois que isso for feito, acho que teremos um ambiente muito mais estável para nossos funcionários. No restante do ano, espero que nos concentremos em melhorar nosso modelo de trabalho distribuído, fornecendo ferramentas de IA para melhorar a produtividade e removendo processos desnecessários em toda a empresa.
Passando para nossos produtos e negócios, estamos vendo um forte crescimento de engajamento em nossos aplicativos e um bom progresso na eficiência de monetização, que se combinam para gerar bons resultados de negócios.
Reels continua a crescer rapidamente no Facebook e no Instagram. Os Reels também continuam a se tornar mais sociais, com pessoas compartilhando Reels mais de 2 bilhões de vezes todos os dias, dobrando nos últimos seis meses.Os rolos também estão aumentando o envolvimento geral do aplicativo e acreditamos que também estamos ganhando participação em vídeos curtos.
Um tema-chave que quero discutir hoje é a IA. Enfatizei em várias dessas ligações agora que existem duas grandes ondas tecnológicas conduzindo nosso roteiro - uma enorme onda de IA hoje e uma onda de metaverso em construção para o futuro.Nosso trabalho de IA ocorre em duas áreas principais: primeiro, as recomendações massivas e a infraestrutura de classificação que alimenta todos os nossos produtos - de feeds a Reels, de nosso sistema de anúncios a nossos sistemas de integridade e nos quais trabalhamos há muitos, muitos, anos - e, em segundo lugar, os novos modelos de fundação generativa que estão permitindo classes inteiramente novas de produtos e experiências.
Nosso investimento em recomendações e sistemas de classificação gerou muitos dos resultados que estamos vendo hoje em nosso mecanismo de descoberta, Momentos e anúncios. Junto com o conteúdo de amigos e familiares, agora mais de 20% do conteúdo em seus feeds do Facebook e Instagram são recomendados pela IA de pessoas, grupos ou contas que você não segue. Em todo o Instagram, isso representa cerca de 40% do conteúdo que você vê. Desde que lançamos o Reels, as recomendações de IA geraram um aumento de mais de 24% no tempo gasto no Instagram.
Nosso trabalho de IA também está melhorando a monetização. A eficiência de monetização do Reels aumentou mais de 30% no Instagram e mais de 40% no Facebook trimestre após trimestre. A receita diária das Campanhas de Compras Advantage+ aumentou 7 vezes nos últimos seis meses.
Nosso trabalho para construir mensagens de negócios como o próximo pilar de nossos negócios também está progredindo. Compartilhei no último trimestre que os anúncios clique para enviar uma mensagem atingiram uma taxa de execução de receita de US$ 10 bilhões. Desde então, o número de empresas que usam nosso outro serviço de mensagens comerciais ? mensagens pagas no WhatsApp ? cresceu 40% em relação ao trimestre anterior.Nosso sucesso aqui depende da entrega de resultados para outros negócios, e em nossa escala isso pode ter efeitos macroeconômicos. Recentemente, fizemos um estudo com economistas da UC Berkeley para entender o impacto que nossos serviços causam, e eles concluíram que cada dólar gasto em nossos anúncios gera em média US$ 3,31 em receita para nossos anunciantes nos EUA. Isso significa que mais de US$ 400 bilhões em atividade econômica anualmente estão vinculados a cadeias de suprimentos que dependem de nossas plataformas, suportando mais de 3 milhões de empregos.
Além das recomendações, o outro foco principal do nosso trabalho de IA é o modelo de fundação s para permitir muitos novos casos de uso, incluindo IA generativa.
Foi um ano incrível de progresso nessa frente, e o trabalho que está acontecendo agora vai impactar cada um de nossos aplicativos e serviços. Estou incrivelmente animado para lançar mais coisas que estamos construindo nos próximos meses.
Quero compartilhar um pouco sobre nossa abordagem e o que você pode esperar de nós. Os detalhes entrarão em foco à medida que lançarmos mais dessas coisas, então esses são apenas temas por enquanto.
Primeiro, para nossos produtos, estamos sempre focados em conexão e expressão, e espero que nosso trabalho de IA reflita isso.
Acho que há uma oportunidade de apresentar agentes de IA a bilhões de pessoas de maneiras que serão úteis e significativas. Estamos explorando experiências de bate-papo no WhatsApp e Messenger, ferramentas de criação visual para postagens no Facebook e Instagram e anúncios e, ao longo do tempo, também experiências multimodais e de vídeo.
Espero que essas ferramentas sejam valiosas para todos, desde pessoas comuns até criadores e empresas. Por exemplo, espero que haja muito interesse em agentes de IA para mensagens de negócios e suporte ao cliente quando atingirmos essa experiência.
Com o tempo, isso também se estenderá ao nosso trabalho no metaverso, onde as pessoas poderão criar avatares, objetos, mundos e códigos para uni-los com muito mais facilidade.
Em seguida, vamos falar sobre a plataforma de tecnologia para permitir isso. No momento, a maioria das empresas que estão treinando grandes modelos de linguagem têm modelos de negócios que as levam a uma abordagem fechada para o desenvolvimento.
Acho que há uma oportunidade importante para ajudar a criar um ecossistema aberto. Se pudermos ajudar a fazer parte disso, grande parte da indústria padronizará o uso dessas ferramentas abertas e ajudará a melhorá-las ainda mais. Portanto, isso facilitará a integração de outras empresas com nossos produtos e plataformas, pois permitimos mais integrações, o que também ajudará nossos produtos a permanecerem na vanguarda.
Nossa abordagem à IA e nossa infraestrutura sempre foi bastante aberta. Nós abrimos o código de muitos de nossos modelos de última geração para que as pessoas possam experimentar e construir com eles. Neste trimestre, lançamos nosso LLaMa LLM para pesquisadores.
Ele tem 65 bilhões de parâmetros, mas supera modelos maiores e provou ser bastante popular. Também abrimos o código de três outros modelos visuais inovadores, juntamente com seus dados de treinamento e pesos de modelo - Segment Anything, DinoV2 e nossa ferramenta Animated Drawings - e também recebemos alguns comentários positivos sobre todos eles.
Por fim, vamos falar sobre infraestrutura de IA e capex. Este tem sido um grande investimento para nós.
Alguns anos atrás, pedi às nossas equipes de infraestrutura que elaborassem planos ambiciosos para criar capacidade suficiente para suportar não apenas nossos produtos existentes, mas também capacidade de buffer suficiente para novos produtos importantes. Este tem sido o principal impulsionador do aumento de nossos gastos com capex nos últimos dois anos.
Agora, neste ponto, não estamos mais atrasados na construção de nossa infraestrutura de IA e, pelo contrário, agora temos a capacidade de fazer um trabalho de liderança neste espaço em escala.
À medida que esses novos modelos e casos de uso continuam crescendo, precisaremos continuar investindo em infraestrutura, embora tenhamos uma ideia melhor da trajetória desse investimento no final do ano, quando pudermos avaliar o uso de alguns dos novos produtos que lançaremos.
Além da IA, a outra grande onda tecnológica em que estamos focados é o metaverso.Desenvolveu-se uma narrativa de que, de alguma forma, estamos nos afastando do foco na visão do metaverso, então só quero dizer de antemão que isso não é preciso. Temos nos concentrado tanto na IA quanto no metaverso há anos e continuaremos a nos concentrar em ambos.
As duas áreas também estão relacionadas. Um avanço na visão computacional foi o que nos permitiu lançar o primeiro dispositivo VR independente.
A realidade mista é construída sobre uma pilha de tecnologias de IA para entender o mundo físico e combiná-lo com objetos digitais. Ser capaz de gerar mundos processualmente será importante para oferecer experiências atraentes em escala.
E nossa visão para óculos AR envolve um sistema operacional centrado em IA que acreditamos ser a base para a próxima geração de computação.
As tecnologias do metaverso também ajudarão a fornecer IA. Por exemplo, a incorporação de agentes de IA aproveitará o profundo investimento que fizemos em avatares nos últimos anos.
Construir o metaverso é um projeto de longo prazo, mas a lógica para isso permanece a mesma e continuamos comprometidos com isso.
No curto prazo, alcançamos alguns marcos que acho que valem a pena destacar. Mais de um bilhão de meta avatares já foram criados. Desde o ano passado, o número de títulos na loja Quest com pelo menos US$ 25 milhões em receita dobrou. Mais da metade dos ativos diários da Quest agora gastam mais de uma hora usando seus dispositivos.
O próximo marco é que estamos nos preparando para lançar nossa próxima geração de dispositivos de realidade virtual e mista ainda este ano. Lançamos o Quest 2 há quase três anos s atrás neste momento. Foi um grande passo para a realidade virtual e estou muito animado para mostrar ao mundo todas as melhorias e novas tecnologias que desenvolvemos desde então a um preço acessível a muitas pessoas.
Tudo bem, então é isso que eu queria cobrir hoje. Estamos vendo um bom momento em nossos produtos e negócios. Temos oportunidades incrivelmente empolgantes pela frente em nossa família de aplicativos, IA e metaverso. Estou confiante de que nosso trabalho de eficiência melhorará nossa capacidade de executar tudo isso.
Como sempre, sou grato às nossas equipes por todo o seu trabalho. Sei que este foi um período desafiador, mas estou orgulhoso do trabalho que vocês estão fazendo. E também sou grato a todos vocês por estarem nessa jornada conosco.
Leia a íntegra da carta (em inglês):