SpaceX lança hoje Starship, o foguete mais poderoso da história
Aeronave deve transportar pessoas e carga para missões à Lua e Marte; assista ao vivo
Cido Coelho
Nesta 2ª feira (17.abr), a SpaceX deve lançar o primeiro voo orbital da Starship, que é considerada a nave espacial mais poderosa da história. O propósito do veículo será transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e Marte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O voo deve ser de 1h30, e vai começar na base da companhia, a Starbase, em Boca Chica, no sul do Texas e, deve terminar no Oceano Pacífico, em um ponto próximo à costa do Havaí.
A missão não-tripulada está programada a partir das 9h, horário de Brasília, com previsão de atraso de até 2h30, conforme informado pela SpaceX.
Starship's flight test window opens at 7:00 a.m. CT tomorrow; a live webcast will begin ~45 minutes before liftoff ? https://t.co/bG5tsCUanp pic.twitter.com/mBGaFNwhaU
? SpaceX (@SpaceX) April 16, 2023
A Starship deve ser utilizada pela Nasa para levar os astronautas para a órbita da Lua, na missão Arthemis 3, que está prevista para 2025.
Será o primeiro voo que a nave terá sua configuração completa, com todos os estágios, incluso o primeiro, chamado por propulsor Super Heavy.
Em fevereiro, a SpaceX fez um teste bem-sucedido dos 33 motores Raptor no primeiro estágio da Starship.
Em um experimento estático, o propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo para evitar que decolasse.
Em caso de sucesso, a nave será usada para viagens espaciais mais longas. A SpaceX diz que o veículo poderá transportar até 100 pessoas em voos interplanetários, e até mesmo ajudar a criar uma base na Lua e, posteriormente, em Marte.
O que é o Starship?
O Starship é o foguete de última geração da empresa aeroespacial SpaceX, mantida pelo bilionário Elon Musk. A nave deve levar tripulantes, como astronautas da Nasa, rumo ao espaço profundo, além de seguir para Lua e Marte.
É a nave mais poderosa já desenvolvida pela humanidade, pois, o sistema de 31 motores ligados ao mesmo tempo gera 17 milhões de libras de empuxo, o dobro dos foguetes Saturn V, que foram usados para levar os astronautas das missões Apollo à Lua.
Ela também pode transportar 150 toneladas, quando a nave é reutilizada e até 250 toneladas quando for descartada após uma missão.
A Starship pode chegar a 120 metros de altura, quando está integrada ao propulsor Super Heavy, e é totalmente reutilizável, garantindo custos de operação menores.
Nesta missão, a nave não será recuperada, e nem tentará um pouso vertical, pois é um veículo em teste.
Jornada da Starship
O voo deve acontecer da seguinte forma, segundo a SpaceX:
55seg
- Foguete da SpaceX atinge o "Max Q", como é conhecido o pico de estresse mecânico;
2min52
- Após a subida inicial, o foguete e nave se separam e o foguete se prepara para um posuco controlado na água, na região do Golfo do México;
2min57
- O motor da Starship é acionado;
9min20
- O motor da nave espacial é desligado e a Starship segue na órbita terrestre;
1h17min21
- Depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita da Terra e começa a voltar para a atmosfera;
1h30
- Por fim, a Starship pousa no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí, nos Estados Unidos.
Assista ao vivo a transmissão do teste, a partir das 9h (horário de Brasília):