Após SenseTime, Alibaba reage e anuncia (mais um) rival do ChatGPT
Tongyi Qianwen ou Verdade de mil perguntas é a nova inteligência artificial generativa da gigante chinesa
Cido Coelho
A gigante chinesa de tecnologia e serviços Alibaba apresentou nesta 3ª feira (11.abr), o Tongyi Qianwen, ou em tradução literal, "Verdade de mil perguntas". Ação acontece após a empresa SenseTime anunciar o lançamento de diversos produtos com IA generativa embarcada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
A inteligência artificial generativa pode redigir cartas, convites, resumir notas de reuniões, dar conselhos aos usuários sobre maquiagem, compras, além de outras funcionalidades.
Tongyi Qianwen será integrado a aplicativos de mensagens, como o DingTalk e ao serviço de assistente de voz Tmall Genie.
"Estamos em um momento de divisor de águas tecnológico impulsionado por IA generativa e computação em nuvem, e empresas de todos os setores começaram a adotar a transformação de inteligência para ficar à frente do jogo", disse o CEO do Alibaba Group, Daniel Zhang, em uma transmissão ao vivo.
Em uma demonstração, o sistema de IA escreveu propostas de negócios e redigiu emails. Segundo o executivo da empresa chinesa, a tecnologia "trará grandes mudanças na forma como produzimos, trabalhamos e vivemos nossas vidas".
Zhang ainda disse que Tongyi Qianwen é "o grande cenário para tornar a IA mais popular no futuro".
Assista a demonstração do chatbot do Alibaba: