Metade dos norte-americanos apoia a proibição do TikTok nos EUA
Pesquisa mostra usuários concordam com o banimento do aplicativo de rede social chinês
Cido Coelho
Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, metade dos norte-americanos apoia a proibição do TikTok nos Estados Unidos, enquanto 22% são opostos à proposta. Entre os usuários do aplicativo chinês, a maioria (56%) é contra a proibição, contra 19% que apoia o banimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
A maioria dos jovens que não concordam (46%), tem entre 18 e 29 anos. Entre os mais velhos, entre 50 a 65 anos, apenas 15% não são a favor do banimento, e outros 28% não têm certeza se a rede social chinesa deve ser banida.
O levantamento da Pew Research Center mostra também que aqueles que sabem que o aplicativo é da China são propensos a apoiar a proibição do que aqueles que não estão cientes da origem do app -- 60% contra 27%. O relatório apontou que 64% sabem que o aplicativo é chinês.
A pesquisa foi realizada após o depoimento do principal executivo da plataforma, Shou Zi Chew, no Comitê de Energia e Comércio da Câmara para defender o aplicativo.
O TikTok vem sofrendo pressões das autoridades dos Estados Unidos e União Europeia, que acreditam que o aplicativo faz a coleta de dados para fornecer informações privilegiadas ao governo chinês.
Funcionários de governos de vários países como Reino Unido, Bélgica, França, Nova Zelândia, Estados Unidos e organizações como a OTAN exigiu a retirada do aplicativo nos smartphones.
Os Estados Unidos, que também impôs restrições de uso aos membros do governo, discutem um projeto de lei para banir o TikTok do país em definitivo.