Publicidade
Tecnologia

Futuro da Mídia: Design e criatividade na produção de conteúdo

Alexandre Arrabal, diretor de design da Globo, fala sobre os desafios da criação em meio as transformações da tecnologia

Imagem da noticia Futuro da Mídia: Design e criatividade na produção de conteúdo
alexandre arrabal é diretor de criação e design da tv globo
• Atualizado em
Publicidade

A tecnologia e suas transformações ajudando a contar mais e melhor as histórias com criatividade. O SBT News conversou com Alexandre Arrabal, diretor do centro de Design da Globo, o Globo Design. 

Leia também:

SBT News -- Como é o seu trabalho? Você é iminentemente um criador, mas é também um executivo. Digamos assim, você pensa, mas faz a coisa acontecer. Como o seu trabalho de criação se aplica ao encontro como esse aqui? O que você tem para contar para essas pessoas?

Alexandre Arrabal -- Então, assim, esse encontro aqui de televisão, de mídia, fala muito de tecnologia e a gente tá aqui mostrando como que a gente usa as tecnologias exatamente como você falou, para contar melhores histórias. 

A gente trouxe aqui exemplos de coberturas esportivas, de coberturas jornalísticas ou de programas como Big Brother, de tudo, mostrando como a gente tira partido da das tecnologias, agora no caso, eu falei de tecnologia de tempo real, que calcula gráficos em tempo real. 

Como que a gente aproveita isso, para poder contar melhor as histórias.

Quer dizer, quando você tem um tempo menor, mais rápido de produção, conferido pela possibilidade de fazer tudo em tempo real, você consegue fazer mais e melhor. Você consegue fazer mais rápido, você consegue ser oportuno sabe? 

Você consegue contar... Sabe, a piada quando passa da hora, perde a graça... Você consegue contar uma piada com graça! E consegue também às vezes transformar uma coisa economizar.

Por exemplo, um dos exemplos que a gente mostrou, foi da cobertura da Copa de 2018, onde a gente estava em Moscou, na Praça Vermelha, com estúdio de 20 metros quadrados, mas, no ar, esse estúdio parecia 500 metros quadrados.

Arrabal coordena uma equipe formada por quase 300 designers | SBT News

SBT News -- O Arrabal tem atuação nas várias áreas, a GloboNews, por exemplo, que é um canal do qual eu também fiz parte durante muito tempo, passou muito pela concepção do próprio Alexandre Arrabal, lá em 96. Digo que sou um pouco criador também da GloboNews, que eu tava lá no comecinho. Mas, aquela cara, o aspecto que o canal tinha desde o princípio, até hoje em dia, até as produções do jornalismo, os cenários, as vinhetas é tudo criação sua... 

Alexandre Arrabal -- Na verdade, estou à frente de uma equipe bem grande agora, com o centro de design a gente juntou todas as áreas de produção gráfica da Globo. 

Praticamente são 300 designers. Gente muito capacitada, muito dedicada e eu tô aí nessa turma, é um trabalho conjunto, muito divertido e muito legal, porque a gente tá mexendo, está participando do dia-a-dia do mundo e do Brasil. 

Então lá, a gente é responsável pela cenografia de Jornalismo e esporte é porque no caso nesse caso é o cenário, aí é uma extensão do design, é uma experiência única entre o design, a parte gráfica, a parte de computação e a cenografia então, por exemplo. 

Agora a gente estava fazendo colocando no ar, colocou na 2ª feira o cenário do Jornal Nacional para entrevista dos presidenciáveis. Esse é o trabalho, o último que a gente fez.

"A gente usa tanto a tecnologia quanto as outras disciplinas como instrumentos. A nossa cabeça é de designer, de criação e design... Mais de criação este de criação do sentido de alcançar a solução"

Então a gente, com a cabeça de design, você identifica a oportunidade ou a demanda. E você trabalha em cima dessa demanda, muita às vezes integrando disciplinas como tecnologias, essa que tô citando, sobre as quais falei de tempo real ou outras ferramentas para você alcançar o resultado. 

E o resultado que a gente quer no final é falar com quem tá do outro lado das nossas tantas telas, que você sabe fazer muito bem fazer isso.

"Se uma coisa foi feita até hoje de tal maneira, é um ótimo motivo para ela ser feita amanhã de outra maneira", avalia Arrabal | SBT News

SBT News -- Você e a equipe, claro a gente tem que fazer uma referência importante também, parte desse time conheço são profissionais dedicadíssimos e que, como você mencionou, se divertem trabalhando também e é uma coisa bastante boa. Agora, eminentemente o trabalho que você reforça aqui tem a base no design, mas nada me tira da cabeça que a criação, o talento, a intuição, o novo é a parte essencial da atividade de vocês. Quando a gente pensa no novo, a partir do novo, que a gente vive no encontro como esse aqui, são só possibilidades, quer dizer não para nunca? Onde vai isso?

Alexandre Arrabal -- O divertido é não parar nunca. Então, assim sobre isso, vou comentar uma coisa com você. Eu acho, procuramos achar todos lá no time que, se uma coisa foi feita até hoje de tal maneira, é um ótimo motivo para ela ser feita amanhã de outra maneira. 

Mesmo que venha dando certo, porque é assim que você evolui.

E a outra coisa divertida que a gente fala, tava falando com o Rodolfo agora...

"Até falei isso na palestra, também é, quando a gente está diante de uma necessidade, de um desafio, ou buscando criar alguma coisa, a gente se proíbe de pensar como vai realizar isso". 

Porque isso daí pode te cercear, pode te toler as possibilidades, diminuir as possibilidades. Então depois que a gente chega onde a gente quer, que a gente fala, "Opa e agora como é que a gente faz para fazer?"...

Aí, sim, eu acho que isso é uma coisa é interessante e isso faz você, andar, mover, movimentar e buscar sempre inovação que é assim, é o que engaja as pessoas, que alcance as pessoas. 

------

Você também pode se interessar:

-----
Produção e entrevistas por Cido Coelho e Guto Abranches
Edição de imagens: Cézar Camilo
Edição por Cido Coelho

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade