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"Koo é para unir o mundo"

Cofundador da rede social indiana que tem mais de 50 milhões de downloads conta seus planos ao SBT News

"Koo é para unir o mundo"
Mayank Bidawatka fundador da rede social koo e ao lado esquerdo a marca do aplicativo que é um passaro amarelo com o nome koo abaixo deste simbolo
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Em meio a muitas polêmicas na rede social Twitter, de Elon Musk, um aplicativo de origem indiana e com um nome considerado excêntrico no Brasil vem ganhando os brasileiros.

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O Koo, sim, este é o nome, tomou conta dos brasileiros na internet, conseguindo mais de 2 milhões de usuários por aqui em 4 dias e mais de 50 milhões de downloads em vários países.

A empresa foi fundada em 2016 pelos indianos Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka. O valor de mercado da plataforma indiana em junho deste ano era de US$ 263 milhões, segundo o tracking de startups Tracxn

O que é o Koo App?

Mais de 2 milhões de brasileiros já abriram contas na rede social indiana | Reprodução/Koo

O Koo App é um microblog, assim como o Twitter, só que de origem indiana, permite a publicação de textos de até 500 caracteres, fotos, vídeos, enquetes, além de outras funcionalidades.

Assim como a plataforma do pássaro-azul, o seu concorrente, cujo logo é um pássaro na cor amarela, se destaca com funções de tendências (trending topics), hastags, engajamento, lista de feed das pessoas que o usuário segue, além de permitir curtidas, comentários, compartilhamento de publicações e republicações. 

A grande aposta, que segundo seus criadores, faz diferença ao Twitter, é que o Koo permite fazer publicações em vários idiomas de uma só vez. 

O SBT News entrevistou o cofundador do aplicativo Mayank Bidawatka, que vê o aplicativo como algo muito além de um microblog, como Twitter, considerando que a rede social pode ser 'plataforma social mais inclusiva do mundo'.

"Koo é para todos. Não é uma plataforma exclusiva. É inclusivo", diz Bidawatka.

Além Bidawatka disse que o aplicativo vai ter novos recursos que vão ajudar usuários e criadores. Prometem cuidado em relação a desinformação e, que, além de já ter selos e serviços de verificação, prometem criar um serviço de autoverificação de forma simples.

O indiano aproveitou a entrevista e cutucou o Twitter Blue, criado e cancelado por Elon Musk, e afirma que não vai cobrar "US$ 8 (R$ 40) todos os meses pela mesma coisa". Confira abaixo a íntegra da entrevista.

Mayank Bidawatka, um dos cofundadores da rede social Koo, fala ao SBT News | Divulgação/Koo


SBT News: Qual é a origem do aplicativo Koo?

Mayank Bidawatka: Começamos o Koo com um propósito. Para unir o mundo. Somos um mundo dividido por idiomas. Koo quer unir o mundo capacitando todos, apesar dessas barreiras linguísticas. 

Os usuários devem poder conversar uns com os outros em seu idioma e também falar com outras pessoas no idioma da outra pessoa. Koo quer criar a experiência social mais inclusiva do planeta.

Apenas 20% do mundo fala inglês. 80% do mundo fala uma língua nativa de sua terra. A maioria dos produtos globais tem uma experiência ruim em idiomas. 

Sabíamos que essa população buscaria serviços de internet que pudessem usar para se conectar uns com os outros e obter atualizações sociais -- da mesma forma que acontece nas plataformas globais de mídia social hoje. 

No entanto, eles precisavam de uma experiência de imersão no idioma. Eles precisavam ser falados em seu idioma, receber um teclado de idioma para se expressar e mostrar pessoas para se conectar, que falam seu próprio idioma.

Ninguém ainda criou uma experiência de linguagem imersiva para expressar e se conectar com o mundo, independentemente do idioma.

Muitos usuários nos pediram para habilitar essa experiência na internet. Quando perguntados por que queriam quando o Twitter já existia, eles disseram que a experiência estava quebrada. 

Eles nem sequer tinham a capacidade de encontrar pessoas que falavam sua língua. Quando nos aprofundamos também, notamos que o conteúdo do idioma nativo estava altamente sub-representado. Vimos uma lacuna que poderia ser preenchida em todo o mundo. Foi assim que Koo começou.

SBT News: Quantos usuários possuem o aplicativo Koo no Brasil e no Mundo?

Mayank Bidawatka: Até o momento, tem mais de 50 milhões de downloads e é usado em vários países. Koo App recebeu uma tremenda resposta e amor do Brasil, com mais de 2 milhões de usuários baixando o aplicativo em 4 dias após o lançamento. 

A Koo registrou 3,5 milhões de contas, 40 milhões de curtidas e 40 milhões de seguidores neste curto espaço de tempo, mostrando como esta comunidade é bem unida.

Celebridades famosas como Ronaldinho, Claudia Leitte, ator Babu Santana, autora Rosana Hermann e o portal de notícias Choquei aderiram ao Koo App. A celebridade Felipe Neto se tornou a mais seguida, com aproximadamente 750 mil seguidores em apenas 7 dias após ingressar na plataforma. Agora, o aplicativo tem mais de 400 contas verificadas do Brasil.

SBT News: O aplicativo é uma alternativa ao Twitter? 

Mayank Bidawatka: Koo e Twitter são microblogs, mas a semelhança termina aí. Somos a plataforma social mais inclusiva do mundo. Queremos permitir que o mundo converse entre si em seus idiomas. Koo é para todos. Não é uma plataforma exclusiva. É inclusivo.

Com um êxodo em massa no Twitter, à medida que os usuários se sentem insatisfeitos com as mudanças desfavoráveis e políticas agressivas de Elon Musk, a Koo está pronta para receber um bando de novos usuários em sua plataforma. Koo é tudo sobre os usuários finais. 

Koo e Twitter são microblogs, mas a semelhança termina aí. Somos a plataforma social mais inclusiva do mundo. 

Respeitamos os direitos de todos os usuários e queremos que eles sintam que são importantes aqui. Koo é uma plataforma simples e transparente de fácil utilização focada na criação de uma comunidade global inclusiva. Os usuários têm adorado e apreciado as novas experiências e recursos do Koo.

A maior diferença entre Koo e o Twitter está em nossa filosofia. Nossa missão é unir o mundo apesar das barreiras linguísticas. Hoje o mundo fala milhares de línguas. Queremos ajudar todos a conversar uns com os outros, independentemente do idioma. 

Esses recursos ajudam os usuários a se conectarem, independentemente do idioma que falam. A estrela global do esporte Ronaldinho entrou na plataforma em 24 de novembro e postou em vários idiomas indianos e inglês.  Agora você não o verá fazer isso em nenhuma outra plataforma, incluindo Twitter e Instagram. 

SBT News: Quais são os novos recursos que a plataforma pretende lançar?

Mayank Bidawatka: Além disso, temos muitos novos recursos que capacitam usuários e criadores. Como postagens multidiomas, 10 fotos de perfil contra 1 foto em outras plataformas, página de perfil imersiva contra 1 foto de perfil pequena no Twitter, 10 anexos de imagens contra 4 no Twitter, vídeos mais longos de graça contra pagos de acordo com o (serviço) Blue do Twitter

Além do recurso de agendamento de postagens, vai ter a possibilidade da descoberta para novos criadores por meio da guia "Novo". Recurso de voz, onde os criadores podem criar uma postagem falando sua mensagem. Além do resumo diário das estatísticas enviadas todos os dias aos criadores.

Em breve, o aplicativo permitirá que todos os usuários sejam autoverificados e provem que são humanos de uma maneira muito simples e elegante em segundos, de graça. Considerando que o Twitter cobrará de seus usuários US$ 8 todos os meses pela mesma coisa.

Todas as funcionalidades do nosso app focam na missão de ajudar os usuários a selecionar um idioma de sua escolha ao fazer login. Mostrar a eles uma lista completa de criadores que eles podem seguir (guia pessoas), em seu idioma. Nenhuma outra plataforma social faz isso da maneira que fazemos.

Na seção de criação, eles podem criar uma mensagem e publicá-la em seu idioma nativo. Eles também podem postar a mesma mensagem em vários idiomas globais, ajudando-os a alcançar comunidades linguísticas muito maiores e diversificadas. Nenhuma plataforma social no mundo tem esse recurso e capacidade. É o nosso fluxo de produto com patente pendente.

Ajudamos os usuários a consumir essas postagens no idioma de sua escolha por meio da funcionalidade "tradução". 

Isso é o que diferencia Koo de todas as plataformas sociais do mundo! Há uma longa lista de coisas que diferenciam Koo do Twitter. Vamos lançar stories, além de mais de 20 novos recursos nos próximos tempos.

Koo abriga uma comunidade muito positiva e vibrante que interage muito mais aqui do que em qualquer outra plataforma do mundo. Todos se sintam bem-vindos e iguais em nossa plataforma.

Acreditamos na inclusão. O Twitter é mais como um clube exclusivo.

A Koo procura consolidar ainda mais sua posição globalmente, disponibilizando o aplicativo para mais países que falam português, além de lançar em outros idiomas globais. 

Koo tem ambições globais e se expandirá rapidamente para outras regiões do mundo nos próximos meses.

Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka são os cofundadores do Koo | Divlugação/@kooindia

SBT News: Você espera abrir escritórios pelo mundo? O Brasil está nos planos?

Mayank Bidawatka: Acreditamos no emprego local. Teremos locais para executar as operações nos países em que operamos. Muitas de nossas principais operações ainda serão baseadas na Índia, mas as operações locais ainda serão impulsionadas pelas equipes locais.

Nosso plano é levar nosso produto para o resto do mundo. Continuaremos a expandir nossa rede para outras geografias e introduzir mais idiomas para permitir que os usuários se comuniquem no idioma de sua escolha. 

Atualmente, temos mais de 200 funcionários localizados principalmente na Índia. Ainda estamos no começo, mas estamos contratando pessoas bem versadas em português do Brasil para dar suporte à moderação de conteúdo na plataforma.

Criadores do Koo App esperam ser alternativa ao Twitter | Cido Coelho/SBT News/Arte

SBT News: Como o Koo planeja proteger o usuário contra notícias falsas?

Mayank Bidawatka: Notícias falsas e desinformação são problemas sérios em nossa sociedade e não deveriam ter um lugar para crescer e florescer. 

Levamos isso muito a sério e agimos em tais postagens em minutos. Removemos conteúdo que visa espalhar qualquer discurso de ódio, desinformação minutos após ser identificado. 

Além disso, estamos contratando pessoas bem versadas em português do Brasil. Até então, temos recursos de tradução que nos ajudam a identificar o conteúdo que precisa ser moderado.

É assim que lidamos com isso. Demos à comunidade ferramentas para denunciar uma postagem e uma pessoa. Isso fortalece nossa capacidade de identificar e agir rapidamente com notícias falsas.

Temos modelos de aprendizado de máquina que rastreiam contas que têm a capacidade de espalhar essas notícias falsas. Essas contas são monitoradas de perto e não desfrutam da liberdade de alcance de outras contas.

Trabalhamos com uma lista de verificadores de fatos que ajudam a verificar a veracidade de uma postagem. Até que esteja em processo, garantimos que a postagem não seja acelerada.

Se os verificadores de fatos confirmarem que se trata de uma notícia falsa, apagamos essa postagem e as contas que iniciam essa disseminação passam a ser monitoradas por nós.

A principal missão da Koo é fornecer aos usuários uma plataforma de microblog segura e confiável no idioma de sua escolha. E continuaremos trabalhando com as comunidades locais para combater os demônios com os quais lida.

Koo foi rapidamente localizado em português-brasileiro assim que o número de usuários aumentou por aqui | Reprodução/Koo App

SBT News: Como a Koo lida com as questões de transparência nos processos e posições públicas ou políticas?

Mayank Bidawatka: Somos muito transparentes como empresa. Publicamos nossos critérios para ser verificado em nosso site. Nossos algoritmos são públicos. Nenhuma plataforma social no mundo fez isso.

Somos uma organização neutra. Não dizemos aos nossos usuários o que fazer e o que não fazer. Você deve ter notado recentemente que Elon Musk pediu aos usuários na América que votassem no partido Republicano, caso ainda não tivessem decidido. Isso é um grande viés e uma plataforma social não pode e não deve impor suas inclinações a seus usuários.

Somos uma empresa muito humana e quando os usuários e personalidades eminentes nos tratam, suas dúvidas são resolvidas em minutos. Isso é raro nas redes sociais.

SBT News: Qual é a visão do futuro para Koo?

Mayank Bidawatka: Nosso futuro é conduzir nossa missão de unir o mundo. Primeiro, conectando usuários em seu próprio idioma. E então conectando os usuários entre si em idiomas globais. 

Queremos ver um mundo sem fronteiras, onde todos possam interagir uns com os outros, independentemente do idioma que falam. Nenhuma plataforma social tem uma visão tão nobre e queremos que isso aconteça. É por isso que criamos esta plataforma.

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