Para atender lei da União Europeia, iPhone terá entrada USB-C
Declaração foi feita por executivo da Apple em evento nos EUA
Cido Coelho
Durante o evento Tech Live, do jornal norte-americano The Wall Street Journal na 3ª feira (25.out), o vice-presidente de Marketing da Apple, Greg Joswiak, disse que os próximos aparelhos da marca terão a porta de conexão USB-C, a mesma utilizada por dispositivos Android.
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele fez a revelação após ser questionado sobre às determinações da União Europeia sobre a padronização da entrada do carregador, se a Apple atenderia a demanda.
"Obviamente. Temos de segui-las. Não temos escolha", respondeu.
Um dos principais executivos da Apple mostrou que essa adaptação vem mais pela determinação do bloco europeu do que pela companhia.
Pois a empresa da Califórnia sempre declinou em seguir regras governamentais e legislações para desenvolver seus próprios padrões -- como, por exemplo, os iPhones utilizam a entrada Lightning, porém, o iPad já tem a entrada USB-C. A Apple tentou resolver a situação com o uso de adaptadores. No entanto, a União Europeia não aceitou, por conta de uma meta de redução e descarte de lixo eletrônico estabelecida na Europa.
Joswiak não deu um prazo sobre quando essa mudança vai acontecer, porém, segundo estimativa do mercado e especialistas da área, a Apple deve lançar os smartphones e dispositivos com a conexão USB-C em 2023. A regra do carregador padrão para celulares foi determinada pelo Parlamento Europeu em 4 de outubro. Assim, a Apple terá de fazer a troca dos carregadores de iPhones e de outros dispositivos da marca nos países da União Europeia a partir de setembro de 2024.
Com isso, os conectores USB-C, que já são utilizados nos smartphones Android, torna-se padrão nos 27 países do bloco europeu. A decisão pode impactar outros países pelo mundo, por ser um mercado consumidor de grande porte.
Os fabricantes terão também que adaptar os notebooks a partir de 2026, que terão de ter nos equipamentos a conexão USB-C. No entanto, muitos equipamentos já possuem a conexão disponível. Os carregadores antigos que estão em poder dos usuários não serão proibidos, assim como os equipamentos. A adaptação acontece apenas com os novos modelos fabricados de agora em diante.