Morre aos 90, Ethevaldo Siqueira, pai do jornalismo de tecnologia
Jornalista registrou o desenvolvimento tecnológico do Brasil e no mundo nos últimos 50 anos
Cido Coelho
Na noite de domingo (16.out), faleceu aos 90 anos, Ethevaldo Siqueira, considerado um pioneiro do jornalismo de tecnologia no Brasil. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, ele estava internado no hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, para um tratamento de leucemia.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Siqueira trabalhou no Estadão entre 1967 e 2012, ocupando as funções de repórter, editor, repórter especial, colunista e blogueiro.
Nos 45 anos trabalhando na publicação paulista, o profissional já foi pioneiro, quando cobria eletrônica, até o surgimento do então 'jornalismo de informática'.
Ele ganhou dois Premio Esso, um em 1969 com a reportagem "Eis a São Paulo: Ano 2000", que relatava como que a principal metrópole brasileira estava se preparando para o novo milênio e, o segundo prêmio veio em 1978, com a reportagem "O mundo eletrônico dos Anos 80".
Ethevaldo Siqueira testemunhou e registrou os principais acontecimentos do mundo da informática e telecomunicações.
Da corrida espacial na Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, à chegada da internet, além do salto e avanço exponencial do desenvolvimento dos computadores. Aprofundou a cobertura do avanço das telecomunicações, como questões políticas, regulação do setor e disputas comerciais.
O jornalista, que fez parte da primeira turma do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e, posteriormente, foi professor da disciplina de Tecnologia da Informação e Telemática da mesma instituição.
Ele tornou-se uma das principais referências da área de tecnologia no Brasil. Siqueira também fundou e dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações, de 1979 a 2001, e a publicação TelePress Latinoamérica, de 1991 a 2001 e publicou ao menos seis livros sobre a área.
Além do Estadão, Ethevaldo foi colunista de tecnologia da rádio CBN. Recentemente, mantinha uma coluna de tecnologia na rádio Eldorado FM, pertencente ao Grupo Estado e, nos últimos anos, mantinha um site de notícias de tecnologia chamado Mundo Digital.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ethevaldo Siqueira , grande jornalista da área de telecomunicação e idealizador do Portal Mundo Digital, que nos deixa com seu legado.
Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, de coração puro, e com certeza ele já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão. A dor é grande e a saudade já existe, diz a nota oficial em seu site.
Ethevaldo deixa esposa, dois filhos, cinco netos e uma bisneta. O velório foi no Velório Samaritano e o enterro aconteceu no final da tarde desta 2ª feira (17.out), no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, no interior paulista.