Kwai cria projeto sobre eleições em parceria com o TSE
Central das eleições terá conteúdo exclusivo para a plataforma de vídeos verticais
Armindo Ferreira
O aplicativo baseado em vídeos curtos verticais Kwai criou uma página especial para que os eleitores e usuários da plataforma possam conferir conteúdos específicos sobre as eleições. Todo o projeto foi criado pelo Kwai em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se da página especial Central das Eleições, que ficará no ar até o fim do período eleitoral. O conteúdo está sendo atualizado e acompanhando as necessidades das eleitoras e dos eleitores.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O projeto foi dividido em duas etapas, num primeiro momento os usuários tiveram acesso a vídeos oficiais do TSE explicando sobre a importância do voto, como combater notícias falsas e o papel de cada cargo eleitoral, podendo engajar com a tag #SeuVotoFazOPaís e incentivar outras pessoas a participarem.
Agora estão sendo publicados vídeos respondendo as principais dúvidas dos eleitores sobre o dia da eleição, como o que levar, documentos e ordem de votação, além de realizar um desafio utilizando a função dueto com a tag #MeAjudaTSE.
Assim, todos os usuários da plataforma que gravarem vídeos usando a hashtag da iniciativa podem ter suas dúvidas respondidas com divulgação das respostas oficiais feitas pelo TSE.
Desde fevereiro deste ano, o Kwai é parceiro do TSE no enfrentamento da desinformação. Pelo acordo, entre outros pontos, o Kwai se comprometeu a implementar políticas de detecção e neutralização de conteúdos falsos divulgados na plataforma. Para isso, foi estabelecido um canal de comunicação extrajudicial de denúncia de conteúdos que veiculam desinformação sobre o processo eleitoral, o chamado Sistema de Alerta.
Outras redes sociais também contribuem com o processo eleitoral
Outras redes sociais também criaram iniciativas para contribuir com o processo eleitoral, em geral, todas elas possuem mecanismos para denúncia e ferramentas para retirada de conteúdos que possam causar desinformação. Já o WhatsApp também firmou uma parceria com o TSE permitindo que mensagens sejam denunciadas e enviadas para análise e ainda a proibição de disparos de mensagens em massa.
Assista a edição do Tech News desta 3ª feira (20.set):