Anatel libera cobertura 5G para mais sete cidades brasileiras
Expectativa é que a tecnologia esteja presente em todas as capitais até 27 de novembro
Camila Stucaluc
A tecnologia 5G chega a mais sete capitais brasileiras nesta 2ª feira (19.set): Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. A decisão foi aprovada na última semana pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável pela ativação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O 5G já funciona em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.
Segundo cronograma oficial da Anatel, a ativação da tecnologia deve atingir todas as capitais até o dia 27 de novembro. Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes devido ao atraso na entrega do material necessário, como cabos e filtros, importados na maior parte da China.
+ Pela 1ª vez no Brasil, uso de TV supera computador para acessar internet
A cobertura 5G é a quinta geração das redes de internet móvel e conta com uma alta velocidade de download e upload, permitindo, por exemplo, que um filme seja baixado em minutos. Além disso, streamings, jogos on-line, videochamadas e transmissões podem ser acessadas com mais qualidade e estabilidade.