São Paulo recebe hoje a tecnologia 5G
Saiba como a nova geração de rede móvel muda a forma que você usa a internet
Ela está entre nós. A tecnologia 5G aos poucos vem tomando conta do país, chegando às capitais brasileiras, permitindo um acesso a internet com uma velocidade 100 vezes maior que a tecnologia atual, o 4G.
+ Confira a lista de celulares 5G liberados pela Anatel
+ Saiba como usar o 5G que oficialmente acaba de chegar no Brasil
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) já operam a nova tecnologia. A maior cidade do país, São Paulo, deve começar a transmitir o sinal 5G puro a partir desta 5ªfeira (4.ago). Puro, neste caso, é a tecnologia 100% dedicada a transmissão 5G, sem uso de outras tecnologias de apoio, como no período de testes, parte da rede 4G foi utilizada como apoio para transmitir o sistema 5G.
Está previsto que a tecnologia chegue a todas as capitais brasileiras até 29 de setembro. O prazo, que estava previsto para 31 de julho, foi prorrogado pela Anatel por causa das dificuldades logísticas para a importação dos equipamentos de transmissão e distribuição do sinal.
Tá tudo bem, tudo legal... Mas, você deve se perguntar, o que é o 5G e qual diferença vai fazer na minha vida?
O SBT News vai te explicar o que é a nova tecnologia de transmissão que promete mudar a vida em muitos aspectos e não apenas acessando um vídeo com mais velocidade ou fazendo uma publicação na rede social de forma bem mais rapida.
O que é o 5G?
A tecnologia 5G é a quinta geração das redes de internet móvel, que está em desenvolvimento desde os anos 2000 e que vai substituir a atual rede 4G.
Esta geração promete mais velocidade na transmissão e troca de dados, como baixar arquivos pesados em segundos, reduzindo o tempo de resposta entre os dispositivos, facilitando a conexão entre eles e deixando a cobertura mais ampla, eficiente, gastando menos energia e estável.
A nova geração de rede de móvel também vai possibilitar que muitos objetos possam ser conectados à internet ao mesmo tempo, com rápido tempo de resposta.
Como por exemplo, carros autônomos que poderão ser guiados à distância e sem motorista.
Segundo estimativa de especialistas, o 5G pode possibilitar que mais de 1 milhão de dispositivos possam se conectar ao mesmo tempo por metro quadrado -- abrindo novas oportunidades para a Internet das Coisas, o IoT.
Até o momento,segundo o levantamento GSA 5G Snapshot, cerca de 70 países já tinham redes 5G até junho de 2022. Mais de 15 implantaram a tecnologia 5G em parte e é esperado que o 5G alcance 1 bilhão de usuários ainda este ano.
Apenas para comparação, enquanto o 5G levou 3,5 anos para alcançar o volume de usuários citado, o 4G demorou 4 anos para alcançar o mesmo número, enquanto e o 3G levou 12 anos.
Resposta rápida entre os dispositivos
Para comparação, segundo a consultoria OpenSignal, que mede os dados de tráfego, a velocidade 4G no Brasil distribuida pelas quatro maiores operadoras brasileiras -- Vivo, Tim, Claro e Oi -- tem em média 17,1 Mbps, ou seja, é 100 vezes menor que a tecnologia 5G.
Por exemplo, na rede 4G, para baixar um filme com imagem de boa qualidade, tamanho de 10 GB, pode demorar horas. Já com o 5G, o filme com o mesmo tamanho de arquivo pode ser baixado em segundos.
Além disso, a nova tecnologia vai permitir a resposta rápida dos dispositivos.
Quando você assiste a um vídeo e ele trava durante a reprodução por alguns segundos e depois retoma a transmissão -- isso acontece por causa da latência, quando um pacote de dados demora para chegar ao destino.
O mesmo vai acontecer nos jogos online, quando um jogador envia um comando em um jogo, com a laténcia pode ocorrer um atraso ou uma lentidão na resposta do comando e isso pode atrapalhar o desempenho do jogador.
Esses problemas serão eliminados com o uso do 5G.
Possibilidades 'quase' infinitas
Além da melhoria do tráfego de dados, o 5G possibilita avanços na robótica, nos drones e carros autonomos. Como é o caso da China, que lidera o ranking de cobertura 5G no mundo, segundo os dados do site de dados Statista e é o país que tem o maior número de patentes relacionadas a nova tecnologia móvel, sendo que a empresa de telecomunicações Huawei detém 40% destas patentes, chegando a marca de 6.500 produtos e ideias registradas.
A China utiliza a tecnologia nas fábricas, onde robôs fazem o controle de qualidade, acionam alarmes em caso de problemas de produção e separam produtos com problemas na linha de produção, com o mínimo de interferência humana. Os funcionários fazem o monitoramento em computadores que trazem os dados dos robôs em tempo real.
No final de 2021, a fabricante de automóveis Stellantis (das marcas Fiat, Citroen, Peugeot e Chrysler) em parceria com a operadora móvel TIM e a Accenture, implantaram um projeto piloto em três meses que formou a primeira planta de indústria automotiva conectada com 5G Standalone (puro) do Brasil e da América Latina.
Instalada em Goiania (PE), a fábrica que monta carros Jeep possui uma rede exclusiva com a nova tecnologia onde possibilita que as máquinas estejam conectadas entre sí trabalhando em processo de montagem e logístico de forma mais autônoma. Os executivos da montadora esperam ganhos importantes na produção com a nova tecnologia.
"Após a fixação das etiquetas de identificação do veículo em sua traseira, uma câmera captura imagens durante o trânsito do veículo ao longo da linha de produção e, utilizando a arquitetura baseada na tecnologia 5G, transmite estes dados em tempo real para a Solutions.AI for Processing em operação na nuvem, aproveitando-se da baixa latência e da alta capacidade de transmissão de dados", destacou a Stellantis em coletiva de imprensa na época.
No Brasil até o momento 10 fabricantes de celulares tiveram 71 modelos de smartphones homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Saiba aqui modelos de smarthphones 5G liberados para venda no Brasil.