Inovação que melhora a vida das pessoas: conheça o batom inteligente
Empresa de cosméticos Boticário desenvolve projeto em conjunto com a aceleradora Cesar
Armindo Ferreira
Uma das coisas que mais me empolga na tecnologia é quando ela impacta de forma positiva a vida das pessoas. Por isso eu achei muito interessante essa iniciativa do Grupo Boticário com o Cesar, um dos maiores centros de inovação do país.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda é um protótipo, mas a ideia é ter um equipamento que consegue ler os lábios de uma pessoa usando inteligência artificial e após fazer a aplicação de batom de forma correta respeitando os contornos de cada lábio, respeitando os limites da mucosa, diferenciando a pele dos lábios e do rosto com precisão.
Assim o equipamento permitirá que pessoas com deficiência visual ou com deficiência nos membros superiores possam usar batom sem qualquer dificuldade ou erro de contorno com o simples acionamento de um botão.
De acordo com a empresa, o sistema permitirá detectar diferentes tons de pele, independente de gênero e idade.
Ainda em testes, o aparelho terá indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente.
As equipes envolvidas trabalham agora para que o equipamento seja o mais acessível possível para o maior número de pessoas que precisam desse tipo de solução. O grupo Boticário tem investido em procurar soluções que foquem em acessibilidade e diversidade.
Sempre quando falamos em tecnologia normalmente vem na nossa mente os celulares, notebooks ou computadores, mas a tecnologia está na cura de doenças complexas, em melhorias para o nosso dia-a-dia e também em iniciativas como essas que podem trazer uma qualidade de vida maior e resgatar a autoestima de pessoas que têm algum tipo de limitação.
O Cesar é um dos maiores centros de inovação tecnológica no país, localizado no Porto Digital - parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa, além de algumas regionais espalhadas pelo país.
Assista a edição do Tech News desta 3ªfeira (21.jun):