Para eliminar ansiedade de alertas, Google testa 'notificações ambientais'
Seis dispositivos avisam usuários de forma sutil e suave, com sombras, apito de chaleira e sopros de ar
SBT News
A Google tem, discretamente, realizado experiências para um novo sistema de notificação ambiental para dispositivos domésticos inteligentes. Chamados de Little Signals ou "pequenos sinais" em tradução literal, o conceito remove sinos e sons estridentes e busca alertar o usuário por notificações ambientais. Sombras em movimento, toques físicos ou sopros de ar seriam os alertas apicados para os usuários.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com isso, a empresa de Moutain View desenvolveu seis dispositivos conceituais que imitam objetos do cotidiano, como os ponteiros em movimento de um relógio, ou um apito de uma chaleira.
A Google visa esse conceito como uma computação ambiente que atinja os sentidos de maneiras mais sutis e suaves, diferente dos 'barulhentos' alertas e notificações. Como demonstrado no vídeo de divulgação, há também um braço que dá suaves toques em um frasco de vidro, neste caso seria um medicamento, para alertar o usuário que seria hora de tomar seu remédio.
O projeto foi desenvolvido com colaboradores externos e conta com a participação de outros produtos da marca, como no navegador Chrome e o sistema operacional Android.
Entre os experimentos estão um criador de personagens de mangá com ajuda do aprendizado de máquina e uma ressonância magnética da Terra, que é uma representação artística dos danos provocados no planeta, além de um mergulho profundo em 3D nos manuscritos de Timbutktu.
A Google não dá indicação sobre o lançamento destes produtos ambientais inteligentes.
Assista abaixo o vídeo demonstrativo Google Little Signals: