Amazon lança Echo Show 15 com reconhecimento facial
Aparelho vem com proposta diferenciada de ser um painel de controle da casa

Armindo Ferreira
A Amazon anunciou o lançamento do Echo Show 15 no Brasil, dispositivo que vem integrar a família Echo Show e foi planejado para ser uma espécie de central digital da casa. Ao primeiro olhar o equipamento parece muito um quadro, mas na verdade ele é muito mais que isso: com tela Full HD 1080p de 15,6 polegadas, o dispositivo pode ser fixado à parede ou apoiado em uma base -- para uso tanto em posição vertical, quanto horizontal ? e foi desenvolvido para ajudar os clientes a se manterem organizados, conectados e entretidos.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Depois de instalada, cada morador da casa pode ver uma configuração de tela exclusiva com diversas informações disponíveis na tela. Também é possível mandar mensagens entre os moradores da casa.
Ao identificar o rosto de um usuário ele já avisa que outro deixou mensagem. Mas também é possível conferir a previsão de tempo ou a lista de compras do supermercado. Ao abrir a geladeira e sentir a falta de um litro de leite, você pode simplesmente dizer:
"Alexa adicionar leite na minha lista de compras."
Também é possível consultar receitas para preparar um jantar ou planejar as refeições da semana. Você pode obter recomendações de receitas ou de outras skills de receitas. Com uma câmera de 5 megapixels, o Echo Show 15 também pode fazer chamadas de vídeo.
Com sua tela grande e suporte para streaming, o equipamento também pode funcionar como monitor de vídeo. Basta pedir à Alexa para assistir a filmes e séries de TV do Prime Video e Netflix, por exemplo, ou ainda tocar música ou ler um e-Book da biblioteca Kindle.
Enquanto não está sendo usada, ela exibe diversos tipos de imagens que podem ser paisagens, obras de artes e até fotografias personalizadas.
Controle total da casa inteligente
Cada vez mais brasileiros têm dispositivos de casa inteligente, tais como lâmpadas e tomadas conectadas, mas também televisores e até ar-condicionado. A maioria desses equipamentos é compatível com a Alexa, assim é possível pedir por comando de voz para ligar e desligar eletrônicos ou até monitorar outros cômodos que tenham câmeras compatíveis com o sistema.
A empresa anunciou que já são mais de 600 dispositivos homologados para responder aos comandos de voz da Alexa. Já são também duas mil skills que acrescentam funcionalidades diversas ao dispositivo, ampliando o uso dos comandos de voz.
Eu pude participar do evento de lançamento para a imprensa especializada e aproveitei para perguntar se no futuro esses dispositivos poderão tomar decisões sozinhos, ao invés de aguardar comandos e parece ser mesmo esse o futuro desse tipo de ferramenta, já que com o tempo será possível que a Alexa aprenda e consiga se antecipar em decisões.
Assista a edição desta 3ªfeira (17.mai) do Tech News: