Nokia vai fornecer serviços de rede 5G para a Vivo
Telecom brasileira receberá da multinacional finlandesa suporte para a implantação da nova tecnologia que já está presente em 21 cidades brasileiras
Cido Coelho
A dona da Vivo, Telefônica Brasil, fechou uma parceria de tecnologia com a Nokia para atender a rede 5G que está em fase de implementação. A empresa finlandesa vai ser provedora das funções de sinalização e do controle do núcleo da rede -- que são os processos relacionados à garantia da agilidade no tráfego de dados e no tempo de resposta entre os aparelhos conectados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo um relatório divulgado pela Viavi Solutions, as redes de internet 1.662 cidades em 12 países já operam com a última geração de conectividade móvel 5G. O Brasil está no seleto grupo com 21 cidades com redes de internet móvel de quinta geração.
Segundo as informações enviadas à reportagem do SBT News, a Vivo vai aumentar a escalabilidade e o desempenho em suas implementações da tecnologia 5G standalone (5G SA), com alto padrão de confiabiliade e atendimento os padrões de segurança exigidos.
A solução 5G SA foi desenvolvida pela Nokia a partir de um ambiente em nuvem e, suas funções são implementadas em containers, com isso, estabelecendo conexões de forma independente em qualquer infraestrutura, com flexibilidade e escalabilidade.
"Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil", explica Ailton Santos, Head da Nokia Brasil.
O acordo permite que a telecom brasileira continue com a estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário, que alinha com a estratégia de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G.
Com a nova tecnologia, os elementos de sinalização e controle definidos pelo padrão 3GPP serão assim parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários, garantindo que a conexão entre a rede e os dispositivos móveis funcine nas melhores condições possíveis.
Assim, permitindo largura de banda de alta capacidade, com velocidade de transmissões superiores ao da tecnologia anteiror (5G NSA ou 5G Non Standalone) e vai proporcionar baixa latência na comunicação, tornando possível a disponiblização de novos serviços para empresas e consumidores em vários setores, como por exemplo a industria inteligente, carros conectados além de outras aplicações.
Já para Elmo Matos, Head de Planejamento e Tecnologia de Redes da Vivo, "O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor. Teremos uma rede 5G mais inovadora, que levará a Vivo ao futuro oferecendo novos e melhores serviços aos nossos clientes."