Vivo reduz emissão de CO2 em 19%, aponta relatório ESG da empresa
Operadora de telecomunicações tem como meta ser net zero em carbono até 2025
SBT News
A empresa de telecomunicações Vivo divulgou em seu relatório de ESG que a companhia reduziu em 19% a emissão direta de gás carbônico (CO²) em 2021.
+ Acesse o relatório de ESG da Vivo
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A operadora, que tem uma receita líquida de R$ 44 bilhões, diz que adotou medidas que contribuiram para a otimização de insumos para manter a operação e estruturas técnicas da empresa.
O relatório, que foi divulgado para investidores este mês, aponta que a Vivo adotou ações como maior eficiência na frota de veículos e nas recargas de gases refrigerantes em equipamentos de ar condicionado.
A empresa relatou que já construiu 21 usinas de energia renovável e tem como meta 85 usinas até o final de 2022. Além disso, a Vivo relatou que 98% dos resíduos eletrônicos são reciclados em suas operações.
Há 10 anos a empresa faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) da bolsa de valores e se destaca com a melhor posição na América Latina no ranking Dow Jones Sustainability Index (DJSI), reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mercado.
Além disso, o documento foi divulgado em um momento que nesta 4ªfeira (16.mar) é comemorado do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.
"Consciente do seu papel na sociedade, a Vivo, empresa líder no setor de telecomunicações, adota medidas para preservar a vida em nosso planeta e reduzir os impactos de sua operação", relata a telecom em comunicado.
A telecom também adota a estratégia de redução de emissões, energia consumida por volume de dados no tráfego de rede e de uso de energia renovável desde 2015. E até o momento a empresa conseguiu reduzir as emissões em 76%.
Net zero até 2025 e zero emissões até 2040
A Vivo espera ser uma companhia net zero em emissão de CO² até o ano de 2025, considerando emissões diretas, além de reduzir em 39% as emissões na cadeia de valor no mesmo período. Ate o ano de 2040, a empresa quer chegar a zero emissões líquidas.
---
O que é ESG?
- A sigla vem do acrônimo em lingua inglesa ESG, que vem dos termos Environmental (Ambiental - E), Social (Social - S) e Governance (Governança - G).
- O ESG funciona como um conjunto de boas práticas, que busca determinar se as ações de uma organização estão voltadas para o desenvolvimento social, a sustentabilidade e as boas políticas de governança.
- Cada vez mais o ESG vem atuando como uma garantia, um selo de qualidade de uma corporação, por meio da análise dos pilares ambiental, social e governança. Com isso, é possivel perceber como que a empresa se posiciona em relação à sociedade e ao planeta, oferecendo mais transparência e confiança ao investidor.