Startup da Embraer recebe encomenda de 50 "carros voadores"
Veículos ainda estão em desenvolvimento; a entrega deve começar em 2026
SBT News
A fabricante de aviões brasileira Embraer anunciou nesta 2ª feira (7.jun) anunciou novo acordo de vendas do seu projeto de "carro voador" que ainda está em desenvolvimento.
Foi acordado em contrato a entrega de 50 veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) para a empresa Helisul Aviation, empresa que opera helicópteros na América Latina. Na semana passada a fabricante também recebeu encomenda de 200 unidades de eVTOL para a Halo, companhia de helicópteros e mobilidade aérea urbana, ambas empresas devem receber os veículos a partir de 2026.
A tecnologia vem sendo desenvolvida pela statup criada pela Embraer chamada Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve). O eVTOL foi anunciado, em junho de 2019 no evento Uber Elevate Summit, como aeronave para "as massas", lembrará um SUV (utilitário esportivo) por dentro.
Por fora, terá duas espécies de asas, que darão a sustentação, e dez rotores -- oito para o deslocamento vertical da aeronave e dois para a parte horizontal.