Motoristas mulheres da Uber poderão escolher apenas passageiras
Medida estava em teste em outras cidades, mas começa a valer para todo país a partir de terça (8)
Mãos ao volante de automóvel
SBT Jornalismo
• Atualizado em
Publicidade
O aplicativo de transporte particular de passageiros Uber liberou na terça-feira (8) uma nova função para mulheres que são motoristas do app. A partir de agora, elas poderão ter a opção de escolher e atender chamados apenas de passageiras mulheres.
A medida vale em todo o Brasil e já estava em fase de testes há mais de um ano em Fortaleza (CE), Campinas (SP) e Curitiba (PR).
O recurso U-Elas já está disponível e faz parte de um projeto chamado Elas na Direção, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A ação tem, além do apoio às mulheres que são motoristas, cursos de empoderamento pessoal e econômico. A empresa também poderá estender a opção de escolha para passageiras.
A Uber afirma que a medida se tornou necessária por conta da pandemia, já que muitas mulheres ficaram desempregadas e viram no aplicativo um meio de obter renda. Em pesquisa realizada pela empresa com 3.490 mulheres, motoristas ou não, 92% sustentam pelo menos uma pessoa com o que ganha nessas plataformas de transporte.
A violência doméstica também foi outro item da pesquisa: de acordo com o levantamento da Uber, 80% das não motoristas do aplicativo e 90% das que usam o app como fonte de renda creem que as mulheres não conseguem sair da violência pois não possuem meios para se sustentarem ou sustentar os filhos.