Brasil terá a maior delegação paralímpica da história em jogos fora do país
Com 279 competidores, equipe de Paris supera a de Tóquio 2020 que contava com 259 atletas; número de mulheres também é recorde
Com o fim das Olimpíadas, a atenção se volta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nesta segunda-feira, 12 de agosto, as seleções de tênis de mesa, remo e vôlei sentado embarcam para a competição. São 72 pessoas no grupo, incluindo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.
A maior delegação brasileira em uma edição dos Jogos fora do país contará com 254 esportistas na competição, além de 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Serão 279 competidores e o maior número de mulheres na história dos Jogos Paralímpicos.
A maior participação brasileira em Paralimpíadas fora do Brasil até então foi em Tóquio 2020, com 259 atletas.
O embarque dos atletas brasileiros será realizado em etapas, com 12 datas diferentes. A equipe de tiro com arco viajará na terça-feira, seguida pelos atletas de ciclismo e goalball no dia 14. Mais 46 atletas de modalidades como natação, badminton e taekwondo partirão para a Europa no dia 15.
A delegação brasileira é composta por representantes de 22 estados e do Distrito Federal, sendo que São Paulo lidera em número de atletas, com 71 dos 254 convocados.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou recentemente a campanha “Mais que vencedores: brasileiros”, destacando os atletas medalhistas que representarão o país nos Jogos. A campanha, que inclui um vídeo estrelado por campeões paralímpicos e mundiais como Gabriel Araújo e Mariana D’Andrea, visa não apenas apoiar os atletas, mas também aumentar a conscientização sobre a inclusão por meio do esporte.