Bolivianos que transportavam cápsulas de cocaína no estômago são detidos pela polícia
Grupo foi abordado enquanto chegada na cidade de São Roque; uma das "mulas do tráfico" confessou o crime
SBT News
Agentes da 2ª Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, interceptaram, no final da noite de 6ª feira (24.nov), um ônibus que saiu da Bolívia, trazendo 20 passageiros, todos bolivianos. Alguns deles estavam com cápsulas de cocaína escondidas no estômago.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o delegado Anderson Honorato dos Santos, que coordenou a operação e a investigação, o ônibus saiu na 5ª feira (23.nov) da Bolívia, atravessou o Mato Grosso e passou por Dracena, na região de Presidente Prudente, no interior do Estado. O veículo foi monitorado pelos agentes até chegar na cidade de Araçariguama, na região de São Roque, local onde ocorreu a abordagem.
O ônibus foi levado à sede Deic, na Avenida Zaki Narchi, em Santana, Zona Norte da Capital, onde todos os passageiros foram submetidos ao exame de raio-x para confirmar a existência de droga no aparelho digestivo. Seis deles estavam com droga no estômago.
Ainda segundo o delegado responsável pela investigação, as "mulas" aliciadas pelos traficantes, neste caso, são pessoas simples, de pouca instrução, e que se arriscam a ganhar uma quantia em dinheiro para trazer, de ônibus, a cocaína escondida no aparelho digestivo. Um dos passageiros confessou aos policiais ter ingerido cerca de um quilo de cocaína.
+ Polícia encontra 33 "mulas" treinadas para engolir drogas com destino à Europa
Após a comprovação da ingestão da droga, os seis bolivianos foram conduzidos para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no Centro, onde vão receber medicamento (laxante, remédio que estimula as contrações intestinais, favorecendo a eliminação das fezes) para expelir a droga. Os demais iriam prestar depoimento com a ajuda de um tradutor, uma vez que a maioria se comunica em dialeto.