Publicidade
SBT News

Viva Mais, Viva Bem: atividade física reduz em até 30% chance de ter câncer de próstata

Exame clínico é essencial para diagnóstico precoce e não mexe com a masculinidade

Imagem da noticia Viva Mais, Viva Bem: atividade física reduz em até 30% chance de ter câncer de próstata
Viva Mais, Viva Bem: atividade física reduz em até 30% chance de ter câncer de próstata (SBT News)
• Atualizado em
Publicidade

Cerca de 20% dos tumores podem apresentar PSA normal, que é uma proteína produzida pela próstata e, se alterada no exame de sangue, pode ser indicativo de câncer. Por isso, o exame de toque retal é tão importante. "É um exame que, em geral, não traz nenhum risco para o homem, nem risco com a saúde nem risco com a sua masculinidade. É um exame rápido e indolor", explica o oncologista Daniel Vargas.

Assista:

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com o médico, um a cada seis homens vai ser diagnosticado com câncer de próstata ao longo da sua vida. Mas essa realidade pode mudar se o tumor for identificado precocemente e se o homem tiver hábitos de vida saudáveis.

"A prática regular de atividades físicas reduz em até 30% o risco de a doença aparecer. E mesmo naquele paciente que já teve o tumor diagnosticado e já fez a cirurgia, dados sugerem que, com a prática de atividade física, pelo menos 3 horas por semana, pode-se reduzir em até 60% o risco desse tumor voltar e do paciente falecer pelo tumor", afirma Vargas.

O oncologista falou ainda, durante o podcast Viva Mais, Viva Bem, que o homem não deve só se preocupar com casos de câncer de próstata na família. Se ele tem alguma irmã, mãe ou tia que tem uma história relevante de câncer de mama ou de ovário, esse homem também tem maior risco para desenvolver câncer de próstata.

Na entrevista à jornalista Vivi Costa, Vargas explica como é o diagnóstico, fala sobre os tratamentos convencionais e os mais avançados, como a cirurgia robótica, e os benefícios de cada um.

O podcast já está disponível no canal do SBT News no YouTube e no Spotify.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade