Produção de lúpulo, planta típica da cerveja, cresce no Brasil
A importação é a principal forma de entrada do lúpulo no País, mas cultivo nacional avança graças às pesquisas
SBT News
Se você gosta de cerveja, provavelmente sabe que um dos ingredientes essenciais para o sucesso dessa receita é uma planta chamada lúpulo. Mas você sabe o que é o lúpulo? O Centro Universitário Católica do Tocantins, a UniCatólica tem realizado o cultivo da planta em uma de suas unidades.
Mesmo que a importação ainda seja a principal forma de entrada do lúpulo no mercado produtor, o Tocantins já começou a investir em seu próprio cultivo. No preparo da cerveja, o lúpulo é adicionado durante o processo de fabricação da bebida, atuando não apenas no desenvolvimento de seu sabor, mas oferecendo outras propriedades importantes. Essa planta libera um composto que se dissolve no conteúdo da cerveja e contribui para seu amargor. Quanto mais lúpulo é adicionado à receita, portanto, maior é a possibilidade de a bebida ter sabor amargo.
Para quem quiser conhecer o processo de cultivo do lúpulo, pode visitar a universidade durante o Dia de Campo. Em parceria com a cervejaria Krahö, a UniCatólica está realizando o cultivo da planta em uma de suas unidades aqui no Tocantins.
Clique no vídeo e confira a reportagem do SBT Agro: