Zelensky pede que ucranianos se preparem para ataques russos durante o inverno
Temor é que Moscou use mesma estratégia do ano passado e bombardeie dezenas de instalações de energia
Camila Stucaluc
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu à população que se prepare para os ataques do exército russo durante o inverno. Segundo o político, há indícios de que Moscou pretende aumentar os bombardeios contra infraestruturas ucranianas, sobretudo instalações de energia, uma vez que o tempo úmido e frio dificulta a locomoção das tropas locais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estamos quase a meio de novembro e devemos estar preparados para o fato de o inimigo poder aumentar o número de ataques de drones e mísseis contra a nossa infraestrutura. A Rússia está se preparando para o inverno. E na Ucrânia, toda a atenção deve estar centrada na defesa, na resposta aos terroristas", disse Zelensky.
A declaração acontece após relatos da inteligência ucraniana, que registrou 60 ataques contra infraestruturas ucranianas nas últimas semanas - uma indicação de que os bombardeios estão aumentando. Oleksandr Syrskyi, chefe das forças terrestres da Ucrânia, disse que as forças russas estão "super ativas", principalmente na região de Bakhmut.
+ EUA denunciam aumento de cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte
No inverno passado, cerca de 10 meses após o início da guerra, a Rússia fez ondas de ataques a usinas de energia, provocando apagões em diversas regiões da Ucrânia. As interrupções geraram grandes preocupações na comunidade internacional, uma vez que muitas famílias dependiam do sistema de aquecimento no país, onde as temperaturas chegam a -17ºC.