Número de contas bancárias dobra entre brasileiros
Chegada de bancos digitais facilitou os serviços financeiros oferecidos
SBT News
O número médio de contas que o brasileiro tem em diferentes instituições financeiras saltou de duas para cinco, em dez anos, de acordo com o Banco Central. A facilidade para abertura e uso das contas com o avanço da tecnologia é apontada como um dos motivos pelos especialistas.
A concorrência no sistema financeiro cresceu e as empresas passaram a oferecer cada vez mais serviços e facilidades aos seus clientes, a fim de captar mais usuários. O resultado disso foi um aumento relevante no número de contas bancárias que cada pessoa tem.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Outra razão seria a isenção de tarifas. As empresas que operam fora do sistema financeiro tradicional, as chamadas fintechs, mudaram o mercado ao acabar com as taxas de manutenção e forçaram grandes bancos a fazer o mesmo.Trata-se de um grande avanço nos últimos anos. Para efeitos de comparação, há 10 anos, esse número representava 2,1 contas por pessoa e, até 2018, a quantidade chegava somente a 2,4 contas.
Afinal, como se deu este crescimento das contas bancárias?
Uma série de acontecimentos motivaram o crescimento no número de contas bancárias por pessoas: comportamento do mercado como um todo, de modo mais digital, inclusive, sendo impulsionado pela urgência vista na pandemia da Covid-19 e facilitando a abertura de contas; investimento do setor bancário cada vez mais em tecnologias e inovações, facilitando o acesso das pessoas aos serviços financeiros e a realização das operações e transações, como PIX, Open Finance, real digital e outros; expansão das fintechs que trouxeram maior competitividade ao segmento e obrigaram que os bancos mais tradicionais se modernizassem para continuar dominando o mercado.
Este cenário tornou a abertura de contas bancárias mais simples, já que, com apenas poucos cliques através de um aplicativo, é possível virar cliente de bancos e instituições financeiras.