Você sabe o que são cuidados paliativos?
Mais do que simples ações médicas, o cuidado paliativo deve humanizar o tratamento no momento mais delicado da vida do paciente
Quando falamos em cuidados paliativos, nos referimos a um cuidado humanizado diante de uma situação grave, provocada por uma doença crônica, que ameaça a vida de um paciente. Durante muito tempo, o termo “cuidado paliativo” foi entendido como as ações praticadas quando não havia mais o que fazer com o paciente. Mas é muito mais do que isso. Levar qualidade de vida num momento delicado é o foco das várias áreas médicas envolvidas para dar conforto não apenas ao paciente, mas também aos familiares e amigos envolvidos num processo que, por si só, já é doloroso.
+ Apresentador do SBT revela que teve problema cardíaco na adolescência; por que isso acontece?
Os cuidados paliativos envolvem não apenas o tratamento físico, mas também o emocional, o psicossocial e até mesmo o espiritual, sempre respeitando a fé e as crenças de cada um. O importante é o paciente se sentir ativo na recuperação ou – em caso de doença incurável – da melhor forma possível em sua finitude.
Neste vídeo, a médica Farah Christina de La Cruz Scarin explica o que são os cuidados paliativos e como a percepção sobre eles evoluiu na medicina recente. Confira: