Viva Mais, Viva Bem: Pigarro pode prejudicar a saúde vocal
Saiba que hábitos e exercícios ajudam a cuidar da voz no podcast
Engana-se quem pensa que apenas profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho precisam cuidar da saúde vocal.
+ Viva Mais, Viva Bem: Tratamento rápido contra Paralisia de Bell ajuda a evitar sequelas
As alterações na voz podem aparecer ao longo da vida e prejudicar uma das principais formas de comunicação. De acordo com a fonoaudióloga Carla Oliveira, as mudanças climáticas, as mudanças hormonais, o uso excessivo da voz, os problemas respiratórios e o refluxo podem interferir na voz.
Durante o podcast Viva Mais, Viva Bem Carla esclareceu o que acontece com as pregas vocais quando a voz é afetada. “Um dos grandes malefícios para a voz é o pigarro. Cada vez que isso é feito com mais força as pregas vocais batem uma na outra e começa a provocar uma lesão”, afirma. A fono explicou o que fazer como alternativa para esses momentos em que há aquela secreção excessiva ou coceira na garganta.
Nesse episódio, Carla falou ainda sobre os adolescentes, principalmente meninos, que passam pela mudança na entonação da voz durante a puberdade. Quando acontece de forma mais acentuada alguns exercícios fazem com que essa transição seja mais suave. Já com o passar da idade, a voz pode ficar mais trêmula e existem tratamentos para ajudar a deixá-la mais firme e sonora.
Desta vez a entrevista não ficou apenas no bate-papo com a jornalista Vivi Costa. O podcast foi didático com exercícios que podem aquecer e desaquecer a voz.
Confira: