Publicidade
Saúde

Vacina contra a dengue: Fabricante da Qdenga vai ampliar produção para 50 milhões de doses por ano

Brasil foi primeiro país a oferecer imunizante na rede pública, de forma gratuita. Governo federal quer vacinar 3,2 milhões de pessoas em 2024

Imagem da noticia Vacina contra a dengue: Fabricante da Qdenga vai ampliar produção para 50 milhões de doses por ano
Vacina Qdenga, contra a dengue. Foto: Matheus Cruz/Prefeitura de Itaquaquecetuba
Publicidade

O laboratório japonês Takeda, com unidade no Brasil e fabricante da vacina Qdenga, anunciou na segunda-feira (26) que vai ampliar a produção das doses contra a dengue por meio de uma parceria firmada com o laboratório indiano Biological E. Limited. Serão 50 milhões de imunizantes fabricados por ano, o que vai permitir alcançar a meta da japonesa de entregar 100 milhões de doses até 2030. A parceria visa disponibilizar os imunizantes aos governos de países endêmicos até 2030, para apoiar programas nacionais de imunização.

+Brasil se aproxima de 1 milhão de casos e 200 mortes por dengue em 2024

Qdenga, a vacina contra a dengue

A Qdenga é a única vacina para dengue disponível no Brasil que foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde dezembro do ano passado. O Brasil foi o primeiro a incluir o imunizante no sistema público de saúde. Logo em seguida, a Argentina também passou a disponibilizá-la gratuitamente.

+Vacina da dengue está disponível na rede particular; saiba o valor

Em janeiro deste ano, o laboratório japonês doou o primeiro lote contendo 750 mil doses. Dias depois, o governo adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, o total disponibilizado pelo fabricante, de acordo com a sua possibilidade de fabricação. Além disso, a fabricante forneceu ao Brasil, sem custos, outras 1,32 milhão de doses. A estimativa do governo é de que cerca de 3,2 milhões de pessoas sejam vacinadas em 2024.

Atualmente, o imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos moradoras de 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Os critérios para a escolha consideraram os locais com maiores taxas de transmissão. A quantidade limitada de doses restringiu a distribuição para todo o país.

Conforme a fabricante, a Qdenga também está disponível em alguns países da Europa, Indonésia e Tailândia de forma particular, e de graça na Argentina e no Brasil. Ela é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, sendo necessária a aplicação de duas doses, com intervalo de três meses. Por aqui, o imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade