Trocar elevador por escada pode aumentar longevidade, diz estudo
Prática regular do exercício melhorar pressão arterial e diminui chances de morte por doenças cardíacas
Subir escada em vez de usar o elevador pode aumentar a longevidade. É o que aponta um estudo apresentado na conferência da Sociedade Europeia de Cardiologia, que descobriu que pessoas com hábito de subir escada apresentam 39% menos probabilidade de morrer por doenças cardíacas, quando comparados com aquelas que só usam o elevador.
+ Trabalhar sentado aumenta risco de morte precoce e doenças cardiovasculares
"Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício possa reduzir a mortalidade por todas as causas", disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de Anglia e Norfolk e Fundação do Hospital Universitário de Norwich Trust, no Reino Unido.
Ela explicou que o estudo contou com a participação de 480 mil voluntários, entre saudáveis e com histórico de ataque cardíaco, com idades de 30 a 80 anos. Os candidatos preencheram questionários sobre estilo de vida e histórico de exercício físico, incluindo subir e descer escadas – hábitos que foram analisados ao longo de 12 anos.
Ao fim do estudo, os pesquisadores descobriram que subir escadas está associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardiovascular. Isso porque a atividade, se feita regularmente, pode melhorar a composição corporal, a sensibilidade à insulina e a pressão arterial.
+ Obesidade abdominal e fraqueza muscular aumentam riscos de síndrome metabólica
“Se você tiver a opção de usar escadas ou elevador, use as escadas, pois isso ajudará seu coração”, disse Sophie Paddock. “Mesmo breves períodos de atividade física têm impactos benéficos para a saúde, e períodos curtos de subida de escadas devem ser uma meta alcançável para integração nas rotinas diárias”, acrescentou a autora do estudo.