"Sabonete passou a ter cheiro de pastel": entenda condição pós-covid desenvolvida por dubladora
Ana Paula Cadamuro está com parosmia e relata que, desde então, sente "cheiros e gostos terríveis em tudo"; veja por que isso acontece
![Imagem da noticia "Sabonete passou a ter cheiro de pastel": entenda condição pós-covid desenvolvida por dubladora](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FDubladora_relata_sintomas_de_parosmia_Reproducao_Instagram_1_562b657a29.png&w=1920&q=90)
Wagner Lauria Jr.
Em julho de 2020, a dubladora Ana Paula Cadamuro pegou Covid-19. Na sequência, passou três meses sem sentir o gosto e cheiro das coisas. Depois disso, desenvolveu uma condição que afeta os nervos olfativos conhecida como parosmia: após isso, passou a inverter o gosto e o cheiro das coisas.
+ Covid longa: tire suas dúvidas sobre os efeitos prolongados do coronavírus na saúde
Creme de avelã tem gosto de uva, o amaciante de roupas com cheiro de pamonha ou o sabonete tem cheiro de pastel frito, por exemplo.
"Todos os cheiros e gostos estão trocados na minha cabeça. Se fosse só isso estava até bom, porém eu sinto cheiros e gostos terríveis em tudo. Sinto cheiro de podre, de estragado, de carniça, e vem o gosto também. Desesperador", disse Ana Paula em um vídeo.
Segundo sua definição, ela está "daltônica do nariz".
O que é parosmia?
A condição não tem cura, porém, alguns medicamentos que atuam no sistema nervoso central podem ajudar. A parosmia é uma condição que se revela de forma idiopática (de forma espontânea) e faz parte da chamada covid longa, ou seja, quadro sintomático que sucede a infecção. Nesse caso, o indivíduo passa a manifestar o olfato e paladar de forma distorcida, segundo artigo publicado na Braspen, Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.
Ainda de acordo com o documento, é uma condição menos comum decorrente da infecção por Covid e a condição atinge mais mulheres, com média de idade de 44 anos.
A Cleveland Clinic aponta que isso acontece porque células receptoras de olfato no seu nariz passam a não detectar odores ou os transmitem para o seu cérebro.
O diagnóstico inclui exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada dos seios da face, além de biópsia de um tecido nasal, quando a condição persiste.
Ainda não há cura para a condição. Pesquisadores estão estudando medicamentos para aliviar os sintomas e ajudar a restaurar olfato, segundo a Cleveland Clinic.