Saúde

Quedas são a terceira maior causa de morte entre idosos no Brasil

Acidentes ocorrem principalmente dentro de casa, mas algumas medidas podem prevenir tragédias

Imagem da noticia Quedas são a terceira maior causa de morte entre idosos no Brasil
Idosa subindo escada | Reprodução/SBT Brasil
Publicidade

As quedas representam a terceira maior causa de morte entre idosos no Brasil, especialmente entre pessoas com mais de 65 anos, segundo o Ministério da Saúde. A maioria desses acidentes acontece dentro de casa, onde os idosos passam a maior parte do tempo, e algumas ações simples podem ajudar a reduzir os riscos.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Dona Marli, de 70 anos, lembra do dia em que caiu na calçada. "Fui arrastando até em casa porque não conseguia ficar de pé. E sentia muita dor", conta. A queda resultou em dois meses de recuperação, com a perna engessada. "Fiquei com medo de pegar uma depressão", desabafa.

Casos como o de Dona Marli são frequentes. Dona Warlem, de 81 anos, machucou as costas e os rins ao tropeçar na varanda enquanto carregava uma cadeira. "Foi horrível", lembra.

Segundo especialistas, 30% dos idosos caem ao menos uma vez por ano. O médico geriatra Paulo Camiz alerta que fraturas, como as de fêmur, podem ter graves consequências. "Entre 30% a 50% dos idosos que fraturam o fêmur falecem em até um ano. E muitos morrem de pneumonia porque ficam acamados", explica.

A falta de mobilidade e o medo de cair novamente são traumas que podem levar os idosos a perder massa muscular, aumentando ainda mais o risco de novas quedas. O geriatra recomenda exames oftalmológicos regulares, já que problemas de visão, além de certos medicamentos, como sedativos e relaxantes musculares, também contribuem para o risco de quedas.

Sete em cada dez quedas acontecem dentro de casa, muitas vezes devido a armadilhas como tapetes soltos, móveis mal posicionados e pisos escorregadios. O banheiro é um dos ambientes mais perigosos, como no caso do presidente Lula, que recentemente precisou levar cinco pontos após bater a cabeça.

Em São Paulo, uma casa adaptada num Centro de Referência do Idoso demonstra as medidas recomendadas para evitar quedas, como a instalação de bancos com pés de borracha no box do banheiro e barras de apoio. “Para idosos com limitações de movimento, recomendamos tomar banho sentado”, explica a terapeuta ocupacional e coordenadora de reabilitação Bruna Baviera.

Outras dicas importantes incluem usar chinelos adequados, evitar subir em escadas ou bancos, e garantir que os ambientes estejam sempre bem iluminados, tanto durante o dia quanto à noite.

Para quem já viveu essa experiência, a lição é clara: “Aprendi a prestar atenção total com minhas pernas e onde coloco meus pés”, conclui Dona Marli.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade