Pandemia de covid-19 deixou marcas profundas e mudou hábitos da população
Cinco anos após o início da pandemia, percepções sociais continuam a refletir efeitos na sociedade
F
Flavia Travassos
11/03/2025, 00:05 • Atualizado em 12/03/2025, 00:52
compartilhar
A pandemia de covid-19 transformou o mundo. Durante o auge da crise, ruas vazias e cidades desertas se tornaram um cenário comum. No Brasil, até a famosa região da 25 de Março, em São Paulo, teve de fechar todas as lojas e um silêncio inesperado tomou conta do espaço que é sempre barulhento e caótico.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Cinco anos depois, a paisagem mudou. O comércio voltou a funcionar, os vendedores chamam os clientes, mas nem tudo é como antes. Segundo especialistas, a pandemia deixou marcas profundas nos hábitos da população.
"Muitas pessoas desenvolveram hábitos mais solitários, passaram a evitar grandes aglomerações, mesmo após as restrições. Algumas desenvolveram até fobia social ou resistência às interações presenciais em ambientes fechados", explica a psicóloga Alessandra Petráglia.
Os cuidados pessoais também foram afetados. "As pessoas mantiveram o hábito da higienização constante das mãos e do uso de máscaras em ambientes lotados ou quando estão resfriadas", comenta o médico infectologista Renato Grinbaum.
Luciano Vaz Neto, vendedor, é um exemplo disso. "Eu lido com o público, tenho trigêmeas e elas têm bronquite. Tento evitar ao máximo os riscos", afirma.
Por outro lado, a pandemia também trouxe mudanças negativas. A desconfiança na ciência e na vacinação cresceu, levando ao ressurgimento de doenças que estavam praticamente erradicadas.
"Esse descrédito na ciência, que aos poucos está diminuindo, foi um legado ruim. Especialmente na área de vacinas, estamos vendo o retorno de algumas doenças que estavam praticamente extintas", alerta Grinbaum.
Apesar do fim da pandemia, a covid-19 ainda circula. Nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil registrou 130.507 novos casos e 664 mortes pela doença.
Pandemia de covid-19 deixou marcas profundas e mudou hábitos da populaçãoCinco anos após o início da pandemia, percepções sociais continuam a refletir efeitos na sociedadeSaúde2025-03-11T00:05:36.743Z A pandemia de covid-19 transformou o mundo. Durante o auge da crise, ruas vazias e cidades desertas se tornaram um cenário comum. No Brasil, até a famosa região da 25 de Março, em São Paulo, teve de fechar todas as lojas e um silêncio inesperado tomou conta do espaço que é sempre barulhento e caótico. Cinco anos depois, a paisagem mudou. O comércio voltou a funcionar, os vendedores chamam os clientes, mas nem tudo é como antes. Segundo especialistas, a pandemia deixou marcas profundas nos hábitos da população. "Muitas pessoas desenvolveram hábitos mais solitários, passaram a evitar grandes aglomerações, mesmo após as restrições. Algumas desenvolveram até fobia social ou resistência às interações presenciais em ambientes fechados", explica a psicóloga Alessandra Petráglia. Os cuidados pessoais também foram afetados. "As pessoas mantiveram o hábito da higienização constante das mãos e do uso de máscaras em ambientes lotados ou quando estão resfriadas", comenta o médico infectologista Renato Grinbaum. Luciano Vaz Neto, vendedor, é um exemplo disso. "Eu lido com o público, tenho trigêmeas e elas têm bronquite. Tento evitar ao máximo os riscos", afirma. Por outro lado, a pandemia também trouxe mudanças negativas. A desconfiança na ciência e na vacinação cresceu, levando ao ressurgimento de doenças que estavam praticamente erradicadas. "Esse descrédito na ciência, que aos poucos está diminuindo, foi um legado ruim. Especialmente na área de vacinas, estamos vendo o retorno de algumas doenças que estavam praticamente extintas", alerta Grinbaum. Apesar do fim da pandemia, a covid-19 ainda circula. Nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil registrou 130.507 novos casos e 664 mortes pela doença. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/pandemia-de-covid-19-deixou-marcas-profundas-e-mudou-habitos-da-populacao
Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa
Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões