Outubro Rosa: mamografia gratuita será oferecida em seis regiões do estado de SP; veja como fazer
Exame é considerado o melhor método para diagnosticar o câncer de mama, já que permite identificar as lesões mamárias de forma mais apurada
Outubro Rosa chegou. O mês busca conscientizar a população para a prevenção da primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, o câncer de mama. Seis regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e região metropolitana, estão recebendo carreatas que permitem a realização de mamografia gratuita.
+ Pesquisa identifica remédio capaz de matar células de câncer de mama agressivo; entenda
O exame é considerado o melhor método para diagnosticar o câncer de mama, já que permite identificar de forma mais apurada as lesões mamárias, especialmente em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida.
+ Outubro Rosa: cai número de mulheres que fazem mamografia
Inclusive, de acordo com o governo de São Paulo, responsável pela iniciativa, para as mulheres entre 50 e 69 anos realizarem o exame é preciso apenas apresentar o RG e o cartão do SUS nas unidades de atendimentos (confira os endereços abaixo).
Já para as mulheres com idades entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, além dos documentos, é necessário também o pedido médico.
Só o autoexame não é suficiente?
Apesar de alguns casos da doença serem percebidos pela própria mulher, o autoexame é uma iniciativa que não deve substituir os exames de rastreamento radiográfico.
De acordo com Débora Gagliato, médica oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o autoexame vai detectar lesões provavelmente mais avançadas, como nódulo endurado, alteração da pele da mama ou a secreção que sai pelo mamilo.
Veja datas, horários e endereços
Os únicos municípios que já estão recebendo a carreata de exames são Jacareí e Registro. Completam a lista, o Brás, na capital paulista, Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, Ilha Comprida, Araçoiaba da Serra no interior, e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o serviço é oferecido das 8h às 12h, com até 25 atendimentos.
Araçoiaba da Serra
Data: 24 de setembro a 05 de outubro
Endereço: Rua João Batista Costa – 249 – Ao lado da Secretaria de Saúde (Terminal Rodoviário) – CEP – 18190-000 – Araçoiaba da Serra – SP
Jacareí
Data: 1º a 11 de outubro
Endereço: Avenida Nove de Julho – S/N – Parque dos Eucaliptos – Centro – CEP: 1232-7632 – Jacareí–SP
Brás
Data: 8 a 19 de outubro
Endereço: Largo Senador de Morais de Barros, 73 – Brás – CEP: 03014-010 -São Paulo–SP
Registro
Data: 30 de setembro a 11 de outubro
Endereço: Rua Pio Onze – 143 – Praça dos Expedicionários – Centro – CEP: 11900-000 – Registro–SP
Caraguatatuba
Data: 14 a 26 de outubro
Endereço: Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê Mirim – CEP: 11669-470 – Caraguatatuba–SP
Ilha Comprida
Data: 14 a 26 de outubro
Endereço: Avenida São Paulo – 1000 – Balneário Adriana – CEP: 11925-000 – Ilha Comprida–SP
Itaquaquecetuba
Data: 22 de outubro a 1º de novembro
Endereço: Largo da Vila São Carlos – CEP: 08599-570 – Itaquaquecetuba–SP
Buscas por Outubro Rosa cresceram
O interesse de busca por Outubro Rosa cresceu no Google Brasil a partir do dia 1º de outubro deste ano, na comparação com os últimos 30 dias, com o autoexame de mama entre os assuntos relacionados. Os dados são do Google Trends.