Publicidade
Saúde

O que é a Doença de Crohn, que causou a morte de ex-Menudo aos 48 anos

Adrián Olivares morreu nesta terça-feira (9) por complicações de condição, que não tem cura, mas conta com tratamento pelo SUS

Imagem da noticia O que é a Doença de Crohn, que causou a morte de ex-Menudo aos 48 anos
Adrían Olivares integrou o grupo entre 1990 e 1993 | Reprodução
Publicidade

O mexicano Adrián Olivares, ex-integrante do grupo Menudo, morreu nesta terça-feira (9), aos 48 anos de idade, em razão de complicações causadas pela doença de Crohn.

+ Evaristo Costa trata Doença de Crohn há quatro anos; entenda o problema

A condição é autoimune, ou seja, parte de um ataque do próprio sistema imunológico da pessoa, e gera alterações crônicas no intestino. Não tem cura, mas existe tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente.

O tratamento é, sobretudo, medicamentoso, via oral ou injetável, a depender da apresentação da doença, segundo o proctologista Alexandre Nishimura. Entretanto, em alguns casos com complicações, há necessidade de intervenção cirúrgica.

+ Morre Adrián Olivares, ex-integrante dos Menudos, aos 48 anos

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece alguns medicamentos, como ustequinumabe, azatioprina e metotrexato, para o tratamento da doença sob orientação médica.

Além disso, o quadro sintomático pode demorar de dois a três anos para aparecer. Por isso, é importante fazer exames de sangue, raio-x e endoscopia regularmente, para evitar o diagnóstico tardio.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Cólicas abdominais;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Diarreia crônica com muco e sangue;
  • Anemia.

Recomendações alimentares

De acordo com Nishimura, a recomendação alimentar básica aos portadores de doenças inflamatórias intestinais é manter uma dieta isenta de alimentos pró-inflamatórios, tais como açúcares, embutidos, ultraprocessados, bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros.

Apesar da doença não ter uma causa definida e também envolver fatores genéticos, esses componentes atuam como fatores de risco.

O especialista também recomenda atividades físicas para melhorar a qualidade de vida de quem tem doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn.

Buscas por condição aumentaram no Google

O interesse de busca por Doença de Crohn está com tendência de crescimento na comparação com os últimos 30 dias. Os dados são do Google Trends.

Publicidade

Assuntos relacionados

doença
Saúde
México
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade