Publicidade
Saúde

Nove casos de sarampo são confirmados em comunidade no Tocantins

Brasil já registra 14 infecções em 2025; país é reconhecido pela OMS como livre da transmissão sustentada da doença

Imagem da noticia Nove casos de sarampo são confirmados em comunidade no Tocantins
Foto: Reprodução / Myke Sena, MS
Publicidade

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (25) nove casos de sarampo em Campos Lindos, no Tocantins. Os infectados pertencem a uma comunidade de cerca de 400 pessoas, que por motivos culturais não costumam se vacinar. A cidade fica a cerca de 500 quilômetros de Palmas, capital do estado.

As amostras foram confirmadas por teste laboratorial e têm relação com deslocamentos à Bolívia, que enfrenta um surto da doença. Os exames também foram enviados ao laboratório de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, responsável pela análise final. Outros dois casos seguem em investigação.

+ Estudo relaciona Covid-19 a alterações na retina associadas ao Alzheimer, diz estudo

Para conter o avanço da doença, autoridades federais, estaduais e municipais estão mobilizadas na região com ações de bloqueio e varredura. As equipes já visitaram 282 casas, acompanham 660 moradores e aplicaram 644 doses da vacina.

Apesar dos 14 casos registrados neste ano, o Brasil continua sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como livre da transmissão sustentada do sarampo. As ocorrências foram pontuais e controladas rapidamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Com mais de 7 mil infecções e 13 mortes já notificadas nas Américas, especialmente na América do Norte, o Ministério da Saúde reforça a vigilância em regiões de fronteira e recomenda que a população mantenha o calendário vacinal em dia.

Sobre a doença

O sarampo é altamente contagioso e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja frequentemente associado a crianças. Adultos não imunizados também correm riscos.

A vacinação continua sendo a principal forma de proteção. No Brasil, a imunização contra o sarampo é gratuita e está disponível na rede pública de saúde.

O esquema vacinal inclui duas doses para crianças e jovens até 30 anos, enquanto adultos entre 30 e 60 anos precisam de apenas uma dose.

Transmissão e sintomas

A contaminação ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas incluem manchas vermelhas no corpo e febre alta (acima de 38,5°). Alguns casos também apresentam tosse seca, conjuntivite, coriza e mal-estar.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade