Publicidade
Saúde

Ministra diz que Brasil está preparado para próximas pandemias

Declaração de Nísia Trindade foi dada durante reunião da Cúpula Global de Preparação para Pandemias, no Rio

Imagem da noticia Ministra diz que Brasil está preparado para próximas pandemias
Publicidade

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Brasil é capaz de participar da Missão dos 100 Dias, que une esforços para estabelecer estratégias para pandemias futuras, entre elas desenvolver e distribuir vacinas e tratamentos mundialmente em um prazo de pouco mais de três meses.

“Sem dúvida o Brasil tem condições de adotar esse objetivo. O Brasil é parte desse esforço e nós retomamos uma agenda que as instituições de pesquisas científicas levantaram com muita força”, disse a ministra.

+ Febre oropouche: Ministério da Saúde diz que mortes no Brasil são primeiras do mundo

A declaração foi dada nesta segunda-feira (29), em reunião da Cúpula Global de Preparação para Pandemias, no Rio de Janeiro, com especialistas de várias partes do mundo, que afirmou que a próxima pandemia pode vir de qualquer lugar.

O objetivo do encontro é a troca de experiências sobre enfrentamento de doenças que podem ser alastrar, como a covid-19, que deixou mais de 7 milhões de mortos em todo o mundo.

Liderança

A ministra frisou a importância dessa troca de experiências e o conhecimento entre países, além de defender que o esforço seja com equidade, dando “acesso e desenvolvimento da produção local [de vacinas e tratamentos] não só no Brasil, mas nos países em desenvolvimento, em um esforço organizado”.

Segundo ela, no atual governo Lula há bases na ciência e na tecnologia que possibilitam isso. Ela ainda acrescentou que o preparo do país para o enfrentamento de futuras pandemias deve ser visto como política de Estado, e não apenas de governo.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, destacou a liderança da ministra Nísia Trindade em colocar o tema preparação para pandemia como uma das prioridades do mandato brasileiro na presidência do G20 (grupo que reúne as 19 países mais a União Europeia e União Africana).

De acordo com Adhanom, os erros cometidos na pandemia de covid-19 não podem ser repetidos. “Temos ainda um longo caminho antes de poder dizer que o mundo está verdadeiramente preparado para a próxima pandemia. Mas, junto, estamos fazendo um mundo mais preparado do que antes”, disse por meio de uma mensagem gravada em vídeo para o evento.

+ Ministério da Saúde atualiza caderneta infantil; saiba qual a importância de manter a vacinação em dia

O encontro da Cúpula Global de Preparação para Pandemias termina nesta terça-feira (30). Essa é a segunda edição do evento. A primeira foi em Londres, em 2022.

No evento, ainda foi anunciada uma parceria entre a Fiocruz e a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi) para a produção de vacinas que poderão ser distribuídas para países da América Latina, em caso de nova pandemia.

Publicidade

Assuntos relacionados

ministra
saúde
pandemia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade