Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul
Primeiro caso da doença de Newcastle foi registrado na cidade de Anta Gorda
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência zoossanitária com duração de 90 dias no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (19) após confirmar um caso da doença de Newcastle no município de Anta Gorda. Essa é a primeira vez que o país registra um foco da doença em 18 anos.
+ Governo confirma foco da doença de Newcastle em granja no Rio Grande do Sul
A ave infectada era de um estabelecimento de avicultura comercial de corte e o diagnóstico positivo foi dado, às 16h de quarta-feira (17), pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da doença.
A investigação do caso foi conduzida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) que encaminhou as amostras para a análise.
+ Bibliotecas do Rio Grande do Sul recebem doação de mais de 20 mil livros dos Correios
A portaria prevê um Plano de Contingência com medidas como eliminação e destruição das aves infectadas, desinfecção do local em que houve confirmação da doença, além de investigação complementar em raio de 10km ao redor da área de ocorrência do foco.
A doença de Newcastle (DNC) atinge aves domésticas e silvestres causando problemas respiratórios, diarreia e edema da cabeça nos animais.