Publicidade
Saúde

Kate Middleton: remissão é igual a cura do câncer? Entenda

Apesar do anúncio, Princesa de Gales ressaltou que “continua focada na recuperação”; até o momento, não foi confirmado qual seu tipo de câncer

Imagem da noticia Kate Middleton: remissão é igual a cura do câncer? Entenda
Princesa Kate Middleton | Reprodução/Instagram
Publicidade

A Princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou, nesta terça-feira (14), a remissão do câncer, quase um ano após ser diagnosticada com a doença, em março de 2024. Até o momento, não foi confirmado qual tipo de câncer ela teve.

+ Entenda os mistérios que rondam Kate Middleton

Apesar da remissão, Kate ressaltou que “continua focada na recuperação”. Ela visitou hospital onde foi tratada, em Londres, e agradeceu a todos que a ajudaram como paciente.

Antes de Kate, o Palácio de Buckingham havia divulgado que o rei Charles III também estava passando pelo tratamento de um câncer, cujo tipo não foi especificado.

+ Kate Middleton reconhece edição e pede desculpas por foto manipulada

Remissão significa cura?

De acordo com o Hospital A.C Camargo, a remissão significa que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes, mas não, necessariamente, que o câncer e o tumor nunca mais poderá retornar.

Há também diferenças entre as remissões: parcial ou completa. No segundo caso, quando todos os sinais e sintomas do câncer desapareceram.

De acordo com o hospital, a cura geralmente é considerada quando o paciente está em remissão completa por cinco anos ou mais.

O câncer pode voltar depois da remissão?

O termo recidiva é usado pela literatura médica para definir o retorno de uma doença. No caso do câncer, ainda que em um primeiro momento ocorra a remissão completa, ele pode retornar quando pequenas áreas tumorais ficam no corpo, as "micro metástases", que não são detectáveis em exames de imagem, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

"Mesmo com o tratamento que tinha intenção de curar o câncer, ele pode voltar", ressalta Clarissa Baldotto, oncologista clínica e membro do Comitê de Tumores do Sistema Nervoso Central da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

De acordo com a SBCO, o retorno da doença pode acontecer no mesmo local onde foi diagnosticado inicialmente (recidiva local) ou em outras regiões do corpo, podendo ser uma área próxima à do diagnóstico inicial (regional) ou em outra parte do corpo, distante de onde ocorreu pela primeira vez (metastática distante ou à distância).

Por exemplo, seria o caso de um paciente inicialmente com câncer de mama, mas que na recidiva desenvolve a doença nos ossos.

Geralmente, segundo Clarissa, a recidiva é detectada em consultas de retorno, que devem ser realizadas de três em três meses no início e, depois, em períodos mais longos. Nessas consultas, os médicos costumam indicar exames como tomografia e pet-scan.

É possível prever se o câncer irá voltar?

Não há uma maneira precisa de prever a probabilidade de recidiva de um câncer. No entanto, ao analisar "a biologia da doença", segundo a oncologista, ou seja, como é a célula que causou o câncer, além do tamanho do tumor, a taxa de crescimento do tumor e se ele se disseminou para outras regiões, é possível definir a necessidade de um tratamento para diminuir o risco da recidiva: tratamento adjuvante e o neoadjuvante.

Em geral, de acordo com a especialista, a recidiva acontece nos dois primeiros anos após a remissão completa, mas pode retornar até mesmo depois de cinco anos, em casos mais raros.

O tratamento muda a chance de recidiva?

Os protocolos de tratamento são muito variados e dependem de qual é o tipo de recidiva e o tempo que ela levou para acontecer. Mas, em geral, segundo a especialista, são indicados tratamentos que envolvam o corpo inteiro: quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e hormonioterapia.

Além disso, pode ser que as células da recidiva tenham resistência aos medicamentos usados na primeira vez. Neste caso, será preciso mudar de estratégia de abordagem.

"Remissão do câncer" com tendência de alta no Google

O interesse de busca por "remissão do câncer" está com tendência de alta no Google Brasil na comparação com os últimos 12 meses e a principal pesquisa relacionada é "o que é a remissão do câncer". Os dados são do Google Trends.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade