Juju Salimeni diz que confundiu dengue com alergia após notar manchas no corpo; como identificar?
Influenciadora ainda relatou que teve coceira intensa e não apresentou dor no corpo e febre, sintomas comuns da doença; saiba como se prevenir

Wagner Lauria Jr.
A influenciadora e ex-panicat Juju Salimeni revelou que está no estágio final da dengue e compartilhou nas redes sociais o susto ao notar manchas vermelhas e coceira intensa por todo o corpo. Inicialmente, ela achou que era uma reação alérgica (veja mais detalhes abaixo).
+ Mais de 6 mil brasileiros morreram em decorrência de dengue em 2024
Em vídeos publicados nos stories do Instagram, ela detalhou os sintomas, mostrou as marcas na pele e confirmou o cancelamento de compromissos profissionais.
+ Internações por dengue crescem 89% nos hospitais da rede privada de SP
“Gente, olha como eu acordei hoje. Olha minha pele. Tomei um susto”, relatou Juju na última segunda-feira (19), exibindo braços, tronco e pernas tomados por pontos avermelhados.
Segundo a influenciadora, o médico que a acompanha explicou que esses sinais são característicos da fase final da dengue, quando o vírus desaparece do organismo, mas as reações cutâneas podem se agravar antes de sumirem.
"Achei que era alergia"
As primeiras manchas surgiram na noite de quarta-feira (14) e, a princípio, Juju acreditou se tratar de uma reação alérgica.
“Achei que era alergia, mas depois que fiz o exame deu dengue”, disse.
Ela ainda relatou que não apresentou dor no corpo, nem febre. A única diferença entre as manchas da dengue e alergias são a localização das manchas. No primeiro caso, elas costumam ser mais aglomeradas, já na dengue, se espalham pelo corpo.
Por isso, em caso de manchas vermelhas, é importante identificar a causa através de um exame de sangue, como foi o caso da influenciadora, já que a dengue pode ser confundida com uma reação alérgica e outras doenças.
Além disso, as manchas na pele podem ser um indicativo de que a infecção está diminuindo, mas exigem cuidados para aliviar a coceira e evitar complicações. Especialistas recomendam repouso, hidratação constante e vigilância quanto ao aparecimento de outros sintomas, como dor abdominal intensa, sangramentos ou queda abrupta das plaquetas.
Apesar do impacto visual das manchas, Juju garantiu que enfrenta uma forma leve da doença.
Como prevenir a dengue?
Com o aumento dos casos de dengue em várias regiões do país, a história de Juju Salimeni serve de alerta: fique atento aos sinais do corpo e procure atendimento médico ao primeiro sintoma. A prevenção, por meio do combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, segue como a melhor forma de evitar novos casos. Além disso, há a vacina contra dengue.